17 de janeiro de 2022

A Coopatan é destaque no cooperativismo baiano

Só em 2020, a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves faturou 20,6 milhões.

0 40

 

A Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) é um dos destaques do cooperativismo baiano. Através da diversificação de cultivos e tecnologia na produção, criou um mix de produtos e marcas próprias que aumentou significativamente a rentabilidade dos cooperados.

A Coopatan, que fica situada na região baixo sul, em 2020 atingiu faturamento de R$ 20,6 milhões. Atualmente, são 345 associados que produzem diversas variedades, entre elas mandioca, milho, banana, pitaya, abacaxi, abacate, maracujá e palmito. A cooperativa se destaca no mercado com a produção e o beneficiamento de banana-da-terra, que dá lugar ao nego bom e à banana chips comercializados com a marca Itabaina.

No último ano foram processadas 1.756 toneladas da banana, com uma produtividade média de 33 toneladas por cooperado(a). O produto entregue na cooperativa passa por um processo de higienização e controle de qualidade e recebe um selo com QR Code, que garante segurança e qualidade para o consumidor final e que traz informações como a identificação do produtor e a área onde a banana foi colhida.
E tem mais: da produção de mandioca, com 2.718 toneladas, média de 27 toneladas por cooperado, são produzidos deliciosos beijus e farinhas com a marca Itabaiana; a massa de tapioca deu vida à marca Realeza. Ao todo, *os produtos da cooperativa fidelizaram cerca de 1.600 clientes em todo o Estado e ainda está presente no Espírito Santo, Sergipe e Distrito Federal*.

O governo da Bahia tem orgulho de contribuir com esse projeto e destinou por meio do Bahia Produtiva R$ 3,6 milhões, que foram aplicados, desde 2018, na melhoria da gestão, com adequação dos processos, redução de riscos, operacionalização dos negócios e elevação dos resultados econômicos e estamos em processo de ampliação do seu parque industrial.

Esse é mais um fenômeno do cooperativismo baiano que transforma a vida de milhares de famílias baianas e fortalece a economia do Estado.

Fonte: Josias Gomes da Silva

Sobre o autor:

Josias Gomes é Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.