13 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

PREFEITURA DE CAIRU SE MOBILIZA PARA CONSTRUIR AEROPORTO PRÓPRIO

Falta de visão compartilhada na gestão regional produz desperdício e isolamento. 

 

A notícia de que Cairu pode desvincular o seu tráfego aeroportuário pelo aeroporto de Valença cai como uma bomba sobre o já combalido fluxo turístico do portal da Costa do Dendê.

Nesta quarta-feira (05), a Prefeitura do município arquipélago fez uma postagem divulgando uma reunião em Brasília entre o prefeito Hildécio Meireles, os deputados federais Cláudio Cajado (PP) e Elmar Nascimento (União Brasil), com os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretário-Geral da Presidência da República), Marcelo Sampaio (Infraestrutura) e Carlos Brito (Turismo), além do representante do Ministro da Economia, Gustavo Oliveira, e de outros técnicos e assessores.

É impressionante como a visão compartilhada de desenvolvimento passa longe da maioria dos gestores, especialmente na questão do Turismo. Em vez de agregar força politica na reabertura do Aeroporto de Valença, construído principalmente para dar sustentação ao tráfego aéreo do Turismo em Morro de São Paulo e demais ilhas do arquipélago de Cairu, bem como às cidades da região e Ilha de Itaparica, o equipamento público aeroportuário de Valença recebe, em vez de providências para voltar a funcionar, um golpe de misericórdia para seu fechamento definitivo.

Há quem veja na iniciativa do prefeito de Cairu de construir outro equipamento similar ao de Valença no município vizinho como um gesto audacioso e é. Mas não há como considerar que, a essa altura, se juntar ao prefeito de Valença e demais prefeitos da região para um desenvolvimento integrado, além de excelência política, constitui uma demonstração de cuidado com a coisa pública, com os recursos publicos e com a gestão sensata deles em tempos de escassez e piora nos índices socioeconômicos da população regional.

Quanto a Valença, o puxão de orelha é bem dado quanto ao imobilismo nessa questão. O preço a pagar pelo isolamento em tomadas de decisão sem considerar uma política do “ganha-ganha” para o conjunto da população, especialmente de Valença e Cairu, é desastroso.

Notícias relacionadas: 

Governo do Estado volta a investir no Aeroporto de Valença

Mas, a pergunta às autoridades locais é: pra que?

Governo do Estado volta a investir no Aeroporto de Valença

ANAC dá sinal positivo sobre Aeroporto de Valença

ANAC dá sinal positivo sobre Aeroporto de Valença

Mayday! SOS! O Aeroporto de Valença pode fechar

Pane no sistema turístico da região pode ser origem do problema.

Mayday! SOS! O Aeroporto de Valença pode fechar

Foto: Reprodução | Prefeitura de Cairu
Deixe uma resposta