14 de julho de 2024

30 de janeiro de 2024

João Leão confirma desistência da disputa ao Senado e será candidato a deputado federal

O vice governador anunciou oficialmente que Cacá Leão tentará ser senador pelo grupo de ACM Neto.

 

Como foi antecipado pela imprensa, João Leão recuou da candidatura ao senado e colocou seu filho, o deputado federal Cacá Leão, para disputar a vaga na chapa oposicionista comandada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), candidato a governador da Bahia nas eleições de outubro.

Veículos de comunicação ventilaram a possibilidade, que pegou o PP baiano de surpresa gerando insatisfação na base de parlamentares. Segundo fontes, os deputados estaduais e federais do partido não sabiam da decisão, tomada de forma categórica e anunciada sem consulta ou diálogo por parte de Leão, não envolvendo nem mesmo o presidente do Diretório Nacional do Progressistas, Cláudio Cajado, que manifestou descontentamento, e achou que deveria ter sido comunicado antes dos demais. Ele questinou a troca sem ter sido feita uma prévia discussão entre componentes da sigla, e criticou a forma como foi feita a escolha, sem permitir aos outros atores da agremiação a possibilidade de pleitear a vaga.

Leão publicou uma mensagem confirmando a mudança de planos e disse que percebeu que não tinha condições de continuar como candidato porque estava preocupado com a saúde, pelos seus 76 anos de idade e o ritmo intenso da campanha.

“Meus bonitões e bonitonas, decidir, junto com o @progressistasba, recuar da minha pré-candidatura ao Senado e, no meu lugar, o deputado federal @cacaleao, assumirá essa honrosa missão de marchar rumo à vitória ao lado de ACM Neto, pré-candidato ao Governo da Bahia. Eu disputarei uma vaga na Câmara Federal, minha antiga casa.

A decisão foi tomada para preservar minha saúde em virtude da extensa agenda e ritmo intenso da pré-campanha da chapa majoritária no interior da Bahia. @acmnetooficial é muito veloz.

Acredito que Neto e Cacá trarão o novo horizonte de transformação que a Bahia precisa. E tenho certeza da vitória.

Cacá está preparado para a nova missão, tem juventude e goza de reconhecida competência no exercício do seu mandato no parlamento federal.

A Executiva estadual do PP segue unida neste novo propósito que é eleger ACM Neto governador, Cacá Leão senador, João Leão deputado federal, reeleger o time de deputados estaduais e federais, além de ampliar com novas lideranças as cadeiras progressistas no legislativo.

É hora de avançar. Vamos juntos, gente!!!” 

Deixe uma resposta