Cairu participou da Festa Literária Arte e Identidade
Grupos culturais Caretas e Chegança estiveram no Espaço Salvaguarda do IPAC, no Pelourinho, em Salvador.
Cores, simbologia e ritmo tomaram conta das ruas do Pelourinho durante o cortejo dos Caretas das Ilhas de Cairu. A atividade fez parte da programação da Festa Literária Arte e Identidade, em parceria com o IPAC, realizada na manhã da última quinta-feira (28).
Ainda durante o cortejo, o grupo de Caretas encontrou com estudantes da Escola Municipal João Lino, no Largo Teresa Batista, onde demonstraram sua tradição com muita dança e música.
A apresentação foi concluída no Espaço Salvaguarda do IPAC, onde a secretária de Cultura de Cairu, Graça Peleteiro, juntamente com a superintendente, Michele Dalmo, e o coordenador dos grupos culturais da cidade, José Roberto, fizeram uma breve palestra sobre a tradição.
“O Ipac representa muito em nosso município, pois resgata todos os grupos culturais. Esse evento que foi realizado hoje é muito importante para nós da cultura e para os grupos culturais”, afirmou a secretária de Cultura.
Para fechar com chave de ouro a semana de parceria com a Feira Literária, o Espaço Salvaguarda do IPAC realizou, na manhã e tarde desta sexta-feira (29), duas apresentações.
Pela manhã houve a apresentação da manifestação do grupo Chegança de Cairu. Já pela tarde, as Cheganças Femininas de Saubara e Arembepe, e as Chegança dos Marujos de Saubara tomaram conta das ruas do Pelourinho. O evento contou com a presença ilustre da secretaria de Cultura do Estado, Arany Santana, além de turistas e comunidade local.
As duas apresentações foram gratuitas e abertas ao público.
IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia