17 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Aratuípe: Governo do Estado vai recuperar estrada de Maragogipinho

Patrimônio histórico escondido no Baixo Sul, caracterizado pelas dezenas de olarias existentes, agora terá acesso requalificado.

 

O Governo do Estado, através da Seinfra, publicou no Diário Oficial o nome da empresa no processo licitatório que fará a requalificação da estrada de liga Aratuípe a Maragogipinho, vilarejo situado à beira do Rio Maragogipinho, afluente do Rui Jaguaripe.

O distrito de Maragogipinho pertencente à cidade de Aratuípe, fica a 58 km de Salvador e, em 2004, ganhou menção honrosa no Prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina e Caribe.

A Rodocon Construções Rodoviárias, mesma empresa que executa os serviços na BA-001, será a responsável pela obra, que era uma antiga reivindicação da população do município do Baixo Sul.

A empresa habilitada, agora assinará o contrato para ser autorizada a ordem de serviço de recuperação dos 5,10 quilômetros até a localidade considerada o maior pólo de cerâmica para artesanato da América Latina, que mantém uma tradição de mais de 300 anos na produção com molde de barro feito com ferramentas antigas, passada de geração a geração desde a época da escravidão.

É dessa comunidade que saem as peças que são atração turística da tradicional Feira dos Caxixis, realizada duante a semana santa em Nazaré das Farinhas.

Deixe uma resposta