19 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

CAIRU: denúncia de sofrimento de animais em Morro de São Paulo

Leitor envia imagens de cavalos em sinais de abandono, famintos e sedentos, mostrando negligência e irresponsabilidade daqueles que deveriam cuidar, já que lhes proveem o sustento.

Imagens tristes enviadas por um leitor mostram animais soltos pela praia do Morro de São Paulo à procura de comida e água. Segundo a denúncia, os “donos” exploram cavalos para o turismo em passeios de charretes e transporte de cargas, mas não cuidam, não dão abrigo, nem os protegem; pelo contrário, as cenas mostram crueldade e desleixo dos responsáveis, que os submetem a todo tipo de desrespeito. Num dos vídeos, um animal em estado crítico agoniza nas pedras de contenção ao lado da passarela, parecendo exausto, ao final da tarde, provavelmente sem se alimentar após um dia inteiro carregando peso. O trabalho excessivo sem descanso e a estrutura colocada em cima dos animais para fazer o transporte, muitas vezes causam ferimentos e desconforto.

Os prints encaminhados à nossa redação são de uma postagem da página do Instagram @amparomorro que escreve sobre o cenário cotidiano de desumanidade flagrado no terceiro destino turístico da Bahia que transcrevemos aqui:

“Imagens chocantes! sem comentários para esses “donos” que deixam seus animais desse jeito, trabalham o dia todo sem água sem descanso e no final do dia são largados de qualquer jeito, ficam comendo lixo, de lixeira em lixeira… e olhem esse cavalo caído, como pode?

Isso precisa mudar, vamos conseguir fazer as coisas mudarem! Não fomos nós que filmamos, recebemos essas imagens de turistas, muitos nos escrevem e ficam indignados com a situação dos equinos na ilha. Mas muitos turistas são os primeiros a pagar para ir na charrete. Se ninguém pegar a charrete ajuda! Estamos cobrando da prefeitura uma forma de melhorar essa situação, creio que não será possível infelizmente acabar com as charretes nem os animais de carga, mas estamos vendo uma forma de conscientizar e fiscalizar. Pois a prefeitura tem áreas e fiscais pra isso, específicos pra isso. Tenho certeza que as coisas irão mudar, a nova gestão parece estar interessada em mudar!”

Link:

https://www.instagram.com/p/CNi22cMDW6g/?igshid=17y3kbne7mjie

A situação de maus tratos registrada revoltou internautas, que esperam providências.

Existem leis de proteção aos animais que, se comprovado que foram violadas, o caso pode ser configurado como crime que prevê de três meses a um ano de prisão, mas não se sabe se houve registro de um boletim de ocorrência.  

Em contato com a Prefeitura de Cairu, enviamos o material que recebemos e não obtivemos retorno até o fechamento desta matéria. Vale ressaltar que esperamos 72 horas antes da publicação, mas a gestão municipal não quis se manifestar a respeito.

Veja os vídeos registrados por turistas e espalhados via aplicativo de mensagem:

Animais andam pelos quiosques derrubando as lixeiras à procura de comida, em Morro de São Paulo. 

 

Apático, cansado, o animal não conseguiu ficar em pé.

Deixe uma resposta