17 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Bahia Pesca confirma início das obras do Mercado do Peixe de Valença

Empresa Realiza Construções executará os serviços de demolição da estrutura existente e reconstrução de um novo equipamento.

A Bahia Pesca S/A publicou reportagem da assinatura sobre a ordem de serviço para iniciar a execução das obras de implantação do Centro Regional de Comercialização de Pescado do Baixo Sul oriundo da pesca artesanal.

 

O velho e deteriorado Mercado do Peixe de Valença será demolido e dará lugar a um equipamento moderno, em que comerciantes passarão a trabalhar com melhores condições de higiene e de segurança.

 

As obras ficarão a cargo da Realiza construções Eireli, vencedora do edital de licitação presencial. O novo equipamento está orçado em 1.577.207,79 e será financiado com recursos da Caixa Econômica Federal, com contrapartida de 9,6% da unidade executora.

 

Ao assinar a ordem de serviço, o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira, agradeceu aos pescadores e marisqueiras locais, que aguardam pelo novo Mercado do Peixe desde a assinatura do contrato com a Caixa Econômica, em dezembro de 2019. “Precisamos de um lugar que seja agradável para as pessoas trabalharem com dignidade para aumentar a receita e devolver o prazer do cidadão de Valença e região e para o turista vir conhecer o mercado e comprar peixe. Essa atração que a partir desta obra se torne permanente e que vocês passem a ter um local digno pra exercer essa profissão que é antiga e é bíblica”, declarou o representante do Governo do Estado.

 

Além dele, estiveram entre as autoridades presentes à cerimônia de assinatura da ordem de serviço, a ex-prefeita Jucélia Nascimento, o deputado federal Raimundo Costa, a secretária municipal de Pesca, Mônica Pereira, a presidente da Colônia de Pesca Z-15, Maria da Graça Silva Santos, e os vereadores Ryan Costa, Lelo e Valdir Silvestre.

 

Construídas em 1999, as edificações do atual Mercado do Peixe de Valença apresentam sinais de degradação física e estrutural evidentes, de forma que os comerciantes somente utilizam as instalações internas para estocar as mercadorias, preferindo fazer a comercialização com os clientes do lado de fora.

 

Com área total de 486m², o novo Mercado do Peixe de Valença contará com espaços apropriados para carga e descarga, limpeza do pescado e da caixa de resíduos, depósito de resíduos, sala de administração, vestiários masculino e feminino, sanitários, câmara fria para armazenamento de gelo, depósito e 34 boxes independentes de 1,8 m² cada.

A previsão de duração da obra não foi divulgada. 

 

Bahia Pesca
Deixe uma resposta