14 de julho de 2024

30 de janeiro de 2024

Projeto Bahia Produtiva, do Governo do Estado, ganha prêmio internacional

 

O Bahia Produtiva ganhou o Prêmio SAIN-ABDE, sendo eleito o melhor projeto de desenvolvimento com captação de recursos financeiros internacionais.

A iniciativa do SDR – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural – tem inovado na implementação de um conjunto de ações que visam garantir o fortalecimento das organizações produtivas, potencializando a melhoria da capacidade produtiva e dos indicadores de acesso a mercado, além da implantação de infraestrutura rural e hídrica.

O projeto inovou nas metodologias de aplicação dos recursos e permitiu transparência na seleção das entidades beneficiadas e na execução com a participação das associações e cooperativas da agriucltura familiar.

No Baixo Sul, várias ações do Bahia Produtiva tem sido desenvolvidas nos municípios, através da CAR / SDR, apoiando pequenos agricultores, associações e cooperativas, que tem seus subprojetos de interesse e necessidades das comunidades financiados pelo Governo do Estado, com foco na inclusão socioprodutiva, abastecimento de água e saneamento domiciliar.

Os públicos beneficiários são agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, povos indígenas, comunidades quilombolas, famílias assentadas da reforma agrária, etc.

OBJETIVOS DO BAHIA PRODUTIVA 

  • Aumentar a integração ao mercado, promover a segurança alimentar e nutricional, melhorar o acesso ao serviço de abastecimento de água e saneamento de domicílios.
  • Melhorar a infraestrutura básica necessária para apoio à produção e a comercialização.
  • Promover a inclusão econômica e social de mulheres, jovens, povos indígenas, comunidades tradicionais e empreendedores da economia solidária.
  • Fortalecer a capacidade das associações comunitárias/organizações de produtores para elaborar e implementar e gerir os subprojetos.
  • Promover a adoção de práticas de gestão sustentável de recursos naturais em áreas de produção.

Deixe uma resposta