Generei, o Beira do Galeão, foi o campeão do Panela de Bairro
Quadro culinário do Bahia Meio Dia mostrou pratos preparados por chefs de Cairu.
Generei Bispo dos Santos, conhecido como Beira, morador do Galeão, foi o mais votado, na competição do quadro Panela de Bairro, exibido todo sábado dentro do Jornal Bahia Meio dia pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo.
O repórter Dalton Soares percorreu as ilhas de Cairu experimentando pratos feitos por cozinheiros locais.
Logo no início da série de reportagens nas ilhas cairuenses, ele conheceu o camarão no coco verde com pirão de banana e o petit gateau baiano, feitos por Regina Lins, no Café das Artes em Morro de São Paulo.
Na segunda jornada pelo arquipélago de Cairu, o apresentador experimentou o arroz de lambreta, a moqueca de ostra e o pirão de castanha, da famosa Naná Garapuá, servidos no Restaurante Casa de Naná, em Garapuá.
Depois, Dalton provou a salada de siri e o aratu gratinado cremoso, receitas de Rita, moradora de Cairu-sede, proprietária da Pousada Solar da Mangueira.
Logo em seguida, foi a vez do Brunch de flores, feito por Lu Macedo, da Pousada Hibisco Bahia, da Ilha de Boipeba.
Na Praia da Argila, Gamboa, ele também apreciou o camarão cremoso na moranga, da Dona Maria (Elidiane), do Restaurante Ponta da Argila.
Por último, a experiência foi com o sururu no dendê com mamão verde e o pirão de fruta pão, preparados por Generei (Beira), em seu restaurante que é muito visitado no Galeão e foi consagrado vencedor na disputa, com 106 mil votos.
O prato elaborado por Beira foi o mais votado e ganhou o trofeu gastronômico do programa.
Nas redes sociais, Beira agradeceu o apoio e disse que o reconhecimento é muito importante para ele.
O programa com o resultado foi ao ar neste sábado, 19, ao meio dia, durante o Jornal Bahia Meio Dia, na TV Bahia / Globo, com participação da Zambiapunga.
Confira o resultado:
Confira a receita:
Moqueca de sururu com mamão verde
Ingredientes
250g mamão verde;
500g de sururu fresco;
1 cebola picada;
1 de tomate;
1/2 de pimentão picado;
Coentro a gosto;
Sal a gosto;
1/2 de leite de coco;
3 colheres de azeite de dendê;
2 limões;
Modo de preparo
Coloque o mamão picado pra cozinhar. Quando estiver cozido escorre em uma peneira e coloque em uma panela de barro ou em outra qualquer. Coloque o sururu, o azeite, os temperos , um pouco de sal , leite de coco e 2 limões na mesma panela e joga no fogo.
Pirão de fruta pão
Ingredientes
500g de fruta pão picada sem casca;
1 copo de leite de coco natural;
100g camarão seco;
1 cebola picada;
1 pimentão picado;
1 tomate seco sem casca picado;
1 dente de alho picado;
Meia xícara de farinha;
Coentro a gosto;
Sal a gosto;
Modo de preparo
Coloque a fruta pão para cozinhar depois de cozida coloque no liquidificador com leite de coco, bata até ficar no ponto , depois coloque na panela. Depois bata todos os temperos e coloque na mesma panela junto com a fruta pão e depois um pouco de farinha para engrossar e mexa bastante para dar o ponto.
Veja a reportagem no G1 Bahia:
Veja matéria do Baixo Sul em pauta e confira os links das outras reportagens e receitas dos participantes de Cairu:
Mais que merecido! Tanto o Galeão quanto Beira! Felicidade é a palavra que resume.