28 de março de 2024

30 de janeiro de 2024

VEREADORES, SEJAM LUZ NESTA CIDADE!

No debate sobre Ciência, a pauta é em favor da vida pelo ESCLARECIMENTO.

 

Por Rosângela Góes 

Em Efésios 5, vemos que Paulo prega em Éfeso acerca do despertar daqueles que, mesmo vivos, estão mortos (dormindo) em discernimento e sabedoria: “Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará”. Faço este preâmbulo citando a questão do debate que ainda se insiste em travar sobre vacinas anti COVID 19.

Sim, pode-se promovê-lo em qualquer instância, pois faz parte da democracia. Especialmente numa Câmara de Vereadores como a de Valença, onde os espaços de representação estão bem distribuídos e por representantes de qualidade por respeitarem o valor do conhecimento na nossa vida.

O debate proposto na sessão de ontem, no entanto, parece não ter considerado isso ao trazer um médico que se contrapõe à vacinação num momento em que o país começa a vencer a doença e seus estragos justamente por conta da vacinação que já alcançou mais de 80% da população brasileira.

Escutar os argumentos desse médico me fez pensar num médico fumante me mandando parar de fumar para me prevenir de doenças. Não, não fumo, mas penso na incoerência de um assim do mesmo jeito que o vejo incitar a população numa Casa do Povo a não se vacinar lastreado em afirmações sem comprovação de fontes confiáveis. Espalhando o mais terrível dos vírus, o medo, a desconfiança e a insegurança na própria Ciência que ele pratica.

Nobres edis de minha terra, por favor, consertem essa minha impressão de que o papel de V. Exas foi negligenciado ontem. Tragam luz ao ponto de vista que se contrapõe ao negacionismo, à luz de dados científicos baseados em fontes fidedignas. Tragam à Tribuna Livre outro estudioso da Ciência, alguém que não julgue o trabalho da ANVISA como meramente partidário, por exemplo, pra começar uma apresentação séria como este assunto requer. A de ontem foi, no mínimo, constrangedora demais exatamente pela falta de argumentos lastreados no conhecimento científico.

E por favor, sejam luz para este povo que luta com tantas trevas locais e globais. Ajudem a despertar, esclarecer, tornar claro, como nos exorta Jesus.

Sobre a autora: 

Rosângela Góes de Queiroz Figueiredo é professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia, graduada em Letras e especialista em Avaliação, escritora, membro da Academia de Letras do Recôncavo-ALER, e da Academia de Educação, Letras e Artes de Valença-AVELA.

=====

Nesta coluna “Não é Bem Assim”, o leitor do Baixo Sul em Pauta encontra confrontos de ideias, debates, discussões, polêmicas e reflexões sobre temas importantes que estão em pauta. São vários pontos de vista para você formar a sua opinião. Personalidades de nossa região tem espaço para publicar artigos de sua autoria, com argumentos e posicionamentos que podem ajudar a compreender melhor alguns assuntos.

O que você vai ver por aqui: Vamos virar do avesso várias matérias que vemos publicadas por aí para que você possa se aprofundar na informação e saber que, por trás de algumas notícias, sempre podemos ver que “Não é bem assim”…

 

Deixe uma resposta