17 de janeiro de 2022

Santa casa dobra a capacidade de leitos Covid e recebe doação de capacetes Helmet

Além dos leitos, a unidade hospitalar ganhou capacetes que ajudam os pacientes a respirar e podem evitar a intubação e a internação em UTI.

0 50

No último dia 8 de abril, a Santa Casa de Valença inaugurou mais 20 leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19, dobrando a sua capacidade.

O Jornal da Manhã, da TV Bahia, afiliada à Rede Globo, noticiou a abertura dos 10 de UTI e 10 clínicos, que somaram 40 leitos para ajudar ampliar o cuidado com a população do Baixo Sul.

Veja a matéria:

https://fb.watch/4Q5N-VkAGe/

O Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, postou em suas redes sociais a ampliação de leitos em Valença:

“Graças ao governador Rui Costa, duplicamos os leitos para Covid-19 em Valença! A taxa de ocupação no Hospital Dr. Heitor Guedes de Mello vinha se mantendo superior a 90%, evidenciando o aumento de casos nos municípios do Baixo Sul. Esse reforço será essencial para assistência de toda a região”.

https://www.facebook.com/100045287902573/posts/297302341789360/

No início de março, o hospital informou que a ocupação de leitos de COVID-19 havia chegado a 100%.

O provedor Marcelo Cabral explicou que o Estado contratou os serviços da Santa Casa, que socorre pacientes não só de Valença, mas das cidades vizinhas e que o investimento foi de cerca de 200 mil reais em estrutura e equipamentos.

Além da ativação dos novos leitos que ajudaram a desafogar o setor de enfretamento da Covid na unidade hospitalar, a quinta-feira foi marcada também pela doação de dois capacetes Elmo, que realiza ventilação mecânica não-invasiva, que ajuda a evitar a intubação. A indicação de uso é que a interface seja manejada em pacientes que estão com insuficiência respiratória usando máscara de oxigênio e não estejam saturando acima de 92%, podendo diminuir o tempo de internação e impedir a ida para a UTI.

A empresa cearense Maris Pescados fez a doação dos dois equipamentos para completar a estrutura disponível na Santa Casa, que também adquiriu alguns capacetes. O representante, Jorge Eduardo, que é filho de Valença, destacou que, por ter valencianos em seu quadro de funcionários, tem afinidade com a cidade e resolveu fazer a boa ação.

A inauguração teve a presença de autoridades locais.

O Deputado Federal, Raimundo Costa (PL), fez um agradecimento, em nome da região, à empresa Maris Pescados pela parceria com a Santa Casa e postou em suas redes sociais um vídeo sobre a inauguração aonde destaca que as emendas parlamentares articuladas por ele também colaboraram para a modernização do Hospital, que, segundo ele, havia passado por um “período caótico” anteriormente.

https://fb.watch/4Q8sAowndz/

No vídeo, o médico Ronald Fonseca falou que os leitos não estarão disponíveis apenas no período da pandemia, mas que a estrutura que foi requalificada para a Covid deixará um legado e se manterá para assistir a população permanentemente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.