10 de agosto de 2022

Dáttoli entrega Novo Terminal Hidroviário de Valença

"Surpreendente" foi a palavra mais falada por quem conheceu as novas instalações do equipamento que se transforma num receptivo turístico com estrutura moderna para operar no embarque e desembarque de passageiros a partir desta semana.

0 124

 

 

 

   

 

 

No último sábado (23), o Novo Terminal Hidroviário de Valença foi entregue pelo Grupo Dáttoli. A obra é fruto de concessão pública firmada na gestão do ex-prefeito Ricardo Moura que prevê ainda a construção da nova Praça do Mini-Gula, uma das contrapartidas do contrato, além do Novo Terminal de Carga e Descarga que será implantado na Avendida Dendezeiros.

O Atracadouro de Bom Jardim também está sendo requalificado e ampliado pela empresa Dáttoli, que administra o equipamento, incluído na parceria com a Prefeitura de Valença.

A cerimônia de inauguração do terminal fluvial de passageiros contou com apresentações de grupos culturais: a Capoeira Jesus Luz do Mundo e a Associação Cultural de Capoeira Viva Valença, que, alem de receber o público com a roda,  tocaram e cantaram o hino de Valença ao som de berimbaus. A Zambiapunga de Valença e a Filarmônica 24 de outubro também deram um show a parte.

O equipamento oferece mais conforto no embarque e desembarque de passageiros, internet grátis, torres para carregamento de celular, praça de alimentação, mais de 100 cadeiras para acomodação, banheiros com acessibilidade, rampas, catracas eletrônicas, iluminação em led, luzes cênicas na ponte, píer flutuante, decoração com tema marítimo, paisagismo, área para descanso de marinheiros, TV, som ambiente, etc. A Torrefort é a responsável pelo projeto e a execução da obra.

O evento teve a presença de diversas autoridades como o prefeito Jairo Baptista e o vice-prefeito Joailton Manoel, acompanhados de secretários e diretores municipais; o presidente da Câmara, Fabrício Lemos, os vereadores Bertolino Júnior, Benvindo da Saúde, Benedito da Bolívia, Clóvis Júnior, Ryan Costa, Luiz Carlos Muniz e Helton Brandão; o ex-deputado Marcos Medrado; o deputado federal Paulo Magalhães, o representante do Governador Rui Costa, Carlos Hulsmann, Coordenador do Núcleo de Gestão de Contratos da AGERBA – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Energia, vinculada a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA); João Henrique Paulilo, superintendente da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), representando o secretário estadual Maurício Bacelar e o representante da Capitania dos Portos, Tenente Nonato.

Empresários, representantes de instituições, veículos de imprensa e a população em geral também prestigiaram: Lions Clube de Valença, Casa do Empresário, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Polícia Militar, DMTRAN, OAB Subseção Valença, o médico Ronald Fonseca, os empresários Jaci Coutinho e Luís Doriva, além do ex-prefeito Ricardo Moura, participaram da inauguração.

Primeiro a falar, Fabrício Lemos parabenizou Luís Dáttoli pela coragem em tornar possível a realização de um sonho dos valencianos.

   

Antes de usar a palavra, o empresário Luís Dáttoli foi homenageado pelos colaboradores das empresas que o entregaram uma placa de agradecimento e uma orquídea. “Mais que um grupo empresarial, uma família unida”, disse a jovem Keila Santana, que surpreendeu cantando uma música que emocionou a todos.

   

    

Luizinho também ouviu um discurso da sogra, que pediu a palavra e contou um pouco dos bastidores da vida dele. “Quem o vê o por fora, não imagina quanto suor foi derramado, as lutas travadas, as batalhas enfrentadas, as injustiças sofridas. Ao lado dele está um Deus poderoso. Exaltamos o nome de Deus, pois só Ele pode tudo”, disse a professora Rosângela Avelar.

    

“Não quero ser apenas um morador de Valença, mas alguém que ajuda a cidade a crescer e a população melhorar sua qualidade de vida”, destacou Luís Dáttoli.

 

Em seu pronunciamento, Marcos Medrado pediu que todos unam forças por Valença para reverter os índices de pobreza na cidade. Ele ainda parabenizou Luís Dáttoli, que considera seu amigo, e disse que quem o conhece melhor percebe a sua vontade de colaborar com o desenvolvimento de Valença.

 

Durante a solenidade, o deputado Federal Paulo Magalhães recebeu o título de Cidadão Valenciano indicado pelo Vereador Clóvis Júnior e aprovado por unanimidade pelo legislativo. O Grupo Dáttoli também entregou uma cesta com produtos da região em agradecimento aos relevantes serviços prestados a Valença e região. 

   

O vereador Clóvis Júnior fez um discurso surpresa para entregar a placa de homenagem ao deputado e elencou todas as obras e recursos articulados por Paulo Magalhães nos últimos anos.

   

Paulo Magalhães agradeceu pelo carinho e anunciou a obra de 6 quilômetros de asfalto para Valença. Ele também elogiou o amigo Luís Dáttoli pelos investimentos, por gerar empregos e continuar acreditando no potencial da região. 

O prefeito Jairo Baptista também discursou. Ele disse que a cidade deve receber a presença do governador Rui Costa para anúncio de investimentos do Estado, que vão levar Valença a viver um novo momento.

   

O Terminal começa a operar nos próximos dias, após logística de transferência do antigo cais que será desativado.

Imprensa presente: o jornalista Levi Vasconcelos do Jornal A tarde e site Bahia.ba, Jornal Valença Agora, Portal Baixo Sul, Minha Notícia, Atualiza Bahia, Atualizando o seu Dia, Link Bahia, Valença FM, Baixo Sul em Alta, Baixo Sul News, Rolando na Orla, Redação Bahia, IDendê, Baixo Sul em Pauta, LM Notícias. 

Os influenciadores digitais Madger William, Marvan Carlos, Hildécio Real, Vanda Brito, Paulinha Rosa e Maria Eduarda também estavam presentes.

Fotos: Agência Andrade

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.