18 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Novo Terminal Hidroviário de Valença será entregue no próximo sábado (23)

Com uma estrutura moderna e espaço amplo, o equipamento oferece mais conforto no embarque e desembarque de passageiros, internet, torres para carregamento de celular, praça de alimentação, quase 100 cadeiras para acomodação, banheiros com acessibilidade, catracas eletrônicas e iluminação em led.

 

O Novo Terminal Hidroviário de Valença será entregue a população no próximo sábado, dia 23 de outubro, às 11 horas, pela empresa Dáttoli, com a presença de autoridades. A população em geral também poderá prestigiar a cerimônia, que é aberta ao público, cumprindo os protocolos sanitários.

Construída com recursos privados, a obra foi iniciada na gestão do ex-prefeito Ricardo Moura, fruto de concessão pública, e foi planejada para otimizar o translado marítimo, além de desafogar o trânsito.

Com a inauguração, os usuários passarão a utilizar a estrutura localizada no novo endereço que fica no final da Orla (Avenida Maçônica) para fazer a travessia para as ilhas de Cairu, mudando todo o fluxo de passageiros na cidade.

Logo em seguida, as obras do Mini Gula serão iniciadas.

A empresa Dáttoli explicou que a nova praça do Mini Gula é uma das contrapartidas previstas na concessão pública e não seria possível executar os serviços de construção enquanto o cais ao lado não fosse desativado, porque poderia atrapalhar o fluxo de embarque e desembarque de passageiros. Além disso, a intervenção estrutural aguardava licenças ambientais, agora já autorizadas.

O projeto prevê ainda a construção do Terminal de Cargas e Descargas, que será construído no final da Avenida Dendezeiros.

Além das novas três estruturas [terminal de passageiros, terminal de carga e descarga e praça do Mini Gula], a recuperação do Terminal de Bom Jardim também faz parte da concessão. Atualmente, o Atracadouro está sendo requalificado passando por serviços de reforma e ampliação a fim de melhorar as instalações e atender adequadamente o fluxo no próximo verão.

Foto: Everton Pacheco
Deixe uma resposta