CVI é multada após denúncia de pescadores
Secretaria de Meio Ambiente de Valença foi verificar um cheiro forte e constatou tinta vermelha sendo despejada no Rio Una.
Na tarde desta quarta-feira (22), a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Valença foi acionada por moradores e pescadores do entorno da Companhia Valença Industrial, com denúncias sobre um forte odor proveniente da estação de tratamento de efluentes e sobre um vazamento de tinta diretamente no rio.
Segundo a SEMA, a fábrica de tecidos foi notificada mais uma vez sendo lavrado o 1° auto de infração (multa) pela falta de apresentação da documentação exigida proveniente do INEMA, que é o órgão licenciador do Estado. Tal certidão foi solicitada diversas vezes e a empresa não a apresentou. Além disso, a multa se deve pelo lançamento irregular de dejetos em corpo hídrico.
“Estamos buscando a tempo um entendimento com a empresa que é secular e importante para a economia local, mais infelizmente o desrespeito e agressões ao meio ambiente e em especial ao moradores do entorno não podem continuar. Desejamos o funcionamento da empresa com a manutenção dos empregos, mais é fundamental a harmonia com nosso Rio Una e principalmente com os moradores próximos ao local”, relatou a SEMA em suas redes sociais.
Ainda de acordo com o órgão municipal, caso a empresa continue a fucionar dessa forma sem apresentar as certidões exigidas, mais multas serão cobradas.
A SEMA informou que também solicitou a presença da fiscalização estadual (Inema) para vistoria no local.
Veja vídeo: