21 de janeiro de 2022

Morre Adeum Sauer, ex-secretário de Educação da Bahia, vítima de acidente de carro, aos 69 anos.

0 471

 

O professor da Universidade Santa Cruz (UESC) Adeum Sauer, morreu, vítima de acidente de carro, na noite deste sábado (18), por volta das 23:30, próximo a Canavieiras.

Segundo informações, o veículo que ele dirigia saiu da pista descendo numa ribanceira e caindo numa área alagada.

Adeum Hilário Sauer foi Secretário de Educação do primeiro Governo de Jaques Wagner (2007-2009). Ele esteve em Valença no ano de 2009 na Caravana da Educação promovida pela Secretaria de Educação do Estado e organizada pela então Direc 5 (hoje NTE-6), comandada na época pela diretora Flordolina Andrade. Foi na gestão dele que foi autoriza a implantação das cinco escolas de Ensino Médio na zona rural de Valença, sendo duas que funcionam hoje em imóveis alugados: Serra Grande e Guaibim; e três em prédios construídos pelo Governo do Estado: Orobó, Bonfim e Jequiriçá. Essas unidades hoje são referência na Educação da região. 

A professora Flor Andrade lamentou a perda do gestor que contribuiu muito com a Educação valenciana:

“É com muita tristeza que perdemos um educador tão comprometido com uma educação transformadora justamente no dia do centenário de Paulo Freire. Quando Secretário de Educação do Estado, o professor Adeum implantou os anexos de ensino médio na zona rural de Valença e esteve presente em Serra Grande e Guaibim, visitou e fez a primeira reforma no Conselheiro Zacarias, ainda na sua gestão foram iniciadas as construções de três unidades escolares do campo no Orobó, Bonfim e Jequiricá. Implantou o programa Topa e iniciou os projetos estruturantes como o FACE e o TAL. Tinha a visão revolucionária, valorizava as pessoas e seus saberes. Perdemos um grande mestre!”

Martiniano Costa, secretário geral do PT da Bahia e amigo do professor Adeum Sauer, também se manifestou: “lamento profundamente a perda de um dos mais importantes educadores do Brasil e defensor da Teoria Educacional de Paulo Freire, a EDUCAÇÃO LIBERTADORA”. 

A SEC Bahia publicou Nota de Pesar com manifestação do atual Secretário da pasta, Jerônimo Rodrigues.

Leia na íntegra: 

“A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lamenta, com profundo pesar, a morte do professor Adeum Hilário Sauer, 69,  em um acidente automobilístico, neste sábado (18), no Sul da Bahia. Adeum, que era professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), foi secretário da Educação do Estado, no governo de Jaques Wagner, entre os anos de 2007 e 2009.

O atual secretário da pasta, Jerônimo Rodrigues, prestou solidariedade à família. “É uma tristeza muito grande receber esta notícia e no dia em que marca o centenário de Paulo Freire. O professor Adeum teve uma vida dedicada à educação. Um gaúcho que escolheu a Bahia para viver. Ele deixa um legado e seu exemplo de trabalho e dedicação pela educação pública e de qualidade. Nossos profundos sentimentos à família e a todos que com ele tiveram a oportunidade de conviver”.

O professor Adeum era formado em Filosofia e Direito, com pós-graduação em Sociologia e Política e mestrado em Sociologia feito na Alemanha. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UESC; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime);  secretário municipal de Educação de Itabuna, nos períodos de 1993-1996 e 2001-2004; consultor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para assuntos de Educação, em 1997; consultor do Fundescola, de 1997 a 2000; membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação;  e membro da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE)”. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.