12 de agosto de 2022

Pelegrino é nomeado no TCM: quem herdará seus votos?

Após 41 anos de filiado, um dos puxadores de votos do PT deixou a sigla hoje para assumir vaga na Corte e não pode mais exercer atividade político-partidária.

0 289

Por Luana Figueiredo 

Nelson Pelegrino, de malas prontas para o Tribunal de Contas dos Municípios, pediu desfiliação do PT hoje, uma vez que o órgão exige isenção política para exercer o cargo. Ele também deixa a pasta estadual na qual é titular no Governo da Bahia.

Pelegrino será o novo Conselheiro do TCM, substituindo Paolo Marconni, que se aposentou no dia 20 de agosto.

A ascenção do Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia e deputado federal do quadro histórico do Partido dos Trabalhadores da Bahia ao posto na Corte de Contas se deu com o apoio da base governista e também do bloco oposicionista na Alba e aval de ACM Neto, adversário do Governador Rui Costa, este que é líder do grupo que Pelegrino se despede, pelo menos na militância, para assumir a cadeira.

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou a indicação por 50 votos a 2 e ele foi nomeado nesta terça-feira (14). Na semana passada (8/9), Pelegrino já havia tido sua indicação aprovada por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Corte do TCM.

Nelson Vicente Portela Pellegrino é soteropolitano, advogado, tem 61 anos e foi um deputado de seis mandatos com votação acima de 6 dígitos, ou seja, mais de 100 mil eleitores. Agora, com a sua saída do páreo, resta saber quem herdará seus votos, inclusive no Baixo Sul, onde, em várias cidades, ele sempre obteve bons resultados nas urnas.

Ossos do novo ofício, Pelegrino não pode apoiar ninguém nem subir em palanques pra não cair na “ausência de imparcialidade objetiva” nos julgamentos.

Rumores nos bastidores são de que o próprio Pelegrino nem pode se envolver no destino de seu espólio eleitoral, mas certamente não será pulverizado pois tem base organizada. Ou seja, certamente haverá um único herdeiro ou uma única herdeira.

Algum palpite? Vamos aguardar…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.