17 de janeiro de 2022

Recuperação da BA-001 está em andamento

Colocamos em pauta a pedido de um leitor como anda a obra da BA-001 que passa por Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Itacaré.

0 241

Um dos nossos leitores nos enviou dúvidas em relação a obra da BA-001, se havia paralisado, e se tivesse em andamento, aonde estariam as equipes fazendo o trabalho de recapeamento da estrada.

A Nossa equipe apurou junto a Secretaria Estadual de Infraestrutura da Bahia e trouxemos as informações baseadas no que coletamos junto a esse que é o órgão responsável pelo acompanhamento dos serviços que estão em curso.

A Seinfra já iniciou a primeira etapa do projeto de recuperação da BA-001, que consiste na realização de serviços de manutenção como roçagem e limpeza do bordo da pista e das sarjetas. Atualmente, os serviços estão em andamento nos trechos entre Valença e Camamu e de Camamu para Itacaré e está seguindo conforme planejamento.

Os 118 quilômetros da rodovia entre Valença e Itacaré, passando por Camamu, estão sendo recuperados pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e a obra integra o Programa de Recuperação e Manutenção das Estradas Baianas (PREMAR). Além da restauração completa, o contrato também prevê a manutenção da rodovia por cinco anos.

A BA-001 é a principal via de acesso entre as Costa do Dendê e do Cacau, duas regiões turísticas que serão fortalecidas com a realização dos serviços de melhoria. No Território do Baixo Sul, atrativos como a Praia de Guaibim e de Pratigi serão beneficiadas, além das ilhas do arquipélago de Cairu, a Cachoeira de Pancada Grande e outros destinos turísticos da região.

A “buraqueira”, como as pessoas chamam, que causa transtornos a quem trafega pela via estadual, deve acabar.  Homens estão trabalhando na etapa atual em duas frentes de trabalho entre os municípios citados e irão chegar a outros trechos, conforme o serviço for avançando.

A obra foi orçada em 50 milhões.

Foto: Ulgo Oliveira / Seinfra

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.