12 de agosto de 2022

Baixo Sul: Programa Fala Bahia na Gamboa, em Serra Grande e na Ilha Grande só em 2023

Garapuá, Zimbo, São Francisco e São Benedito ainda vão esperar ainda mais para ter acesso a comunicação de qualidade e poder vivenciar as melhorias sociais e econômicas.

0 71

 

O Governo do Estado pretende ampliar a cobertura de sinal de celular para vários distritos baianos através do programa Fala Bahia, alcançando cerca de 244 mil moradores de zonas rurais. O programa é implementado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

O pagamento por cada Estação Rádio Base (ERB) – espécie de torre – instalada é feito por meio de desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadores e Prestação de Serviços (ICMS) devido pelas operadoras de telefonia em razão de investimentos em infraestrutura.

No Baixo Sul, o Programa Fala Bahia irá contemplar as localidades de Gamboa, em Cairu, Serra Grande, em Valença, e Ilha Grande, em Camamu com a chegada da rede de comunicação. Todas estão na etapa complementar da 1ª fase do projeto.

O atendimento será realizado pela operadora CLARO. S.A, que venceu o chamamento público e será a responsável por garantir comunicação via celular tendo que fornecer pelo menos a tecnologia 3G. A previsão de ativação do sinal celular é somente em junho de 2023, segundo a Seinfra.

Em outubro de 2020, a Ilha de Boipeba já foi contemplada com o sinal da operadora TIM.

O estudo para a definição da 2ª fase do programa visando atender novos distritos está sendo realizado, no qual consta também Garapuá e Zimbo, em Cairu, São Francisco e São Benedito, em Nilo Peçanha.

O distrito de Bonfim, em Valença, que teve indicação para também receber a antena de telefonia celular, após estudos realizados, verificou-se que não possui densidade populacional para a inclusão no programa, segundo o último censo do IBGE.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.