9 de agosto de 2022

APAE Valença comemora filiação à FEAPAES Bahia

O reconhecimento veio rápido, poucos meses após a fundação da entidade na cidade.

0 69

 

Foto: Momento Cultural em comemoração a Semana do Folclore, ação desenvolvida pela  equipe multifuncional da APAE Valença-Ba, hoje, dia 17 de agosto, na Praça da República. 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Valença agora é filiada à Feapaes / Ba – Federação das APAEs do Estado da Bahia, após aprovação pela Federação Nacional. Em pouco tempo desde que foi fundada, a entidade já possui certificação e vem chamando atenção pelo impacto causado na vida das crianças atendidas.

Psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais podem participar desse trabalho de grande relevância, que ainda está dando seus primeiros passos, mas que já rodou os municípios do Baixo Sul, através de sua equipe, buscando ampliar o alcance.

A APAE é nacional, não está vinculada a nenhum órgão público, mas firma convênios e parcerias que viabilizam a sua manutenção, além de receber ajuda de empresários e voluntários.

As doações podem ser feitas por quem quiser colaborar. Também é possível apadrinhar uma criança e acompanhar o desenvolvimento dela nas atividades oferecidas.

Lá, além de terapias, acolhimento às famílias, orientações e encaminhamentos clínicos, a APAE promove eventos beneficentes e cursos para aprimoramento da equipe e suporte aos familiares dos assistidos.

A Rádio Valença FM tem realizado uma campanha de divulgação para que mais pessoas contribuam com o funcionamento da APAE. A mensagem é veiculada diariamente no programa jornalístico de maior audiência no horário das 17 às 19 horas: O Ligação Direta e em outros momentos da programação. Um dos padrinhos da instituição é o âncora Marcos Medrado, empresário de mídias e proprietário da emissora.

 

Maiores informações: (75) 99814-3775.

Veja a entrevista com a fundadora e atual presidente da APAE, Anita Lopes Serbilla:

O que é a APAE

A APAE é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Foi criada em 1954, no Rio de Janeiro, e hoje já está presente em todos estados do Brasil, inclusive na cidade de Valença, com pretensão de expandir o atendimento a toda região.

Qual a importância pra Valença?

A APAE presta serviço de assistência as pessoas com deficiências e seus familiares, desde o acolhimento até serviços clínicos e terapêuticos.

Porque Valença demorou tanto para receber essa entidade?
A criação da APAE dependeu da organização dos Pais para ser criada e do apoio da comunidade como um todo, além de possuir uma check list de exigências para sua fundação.

Em que local funciona?

A APAE Valença está localizada na Rua 4, nº 172, Vila Operária, São Félix, próxima ao colégio Getúlio Vargas.

Como funciona?

Devido ao momento pandêmico a APAE tem funcionado como atendimento clínico terapêutico com horários marcados.

Principais ações em 2021: 

Além dos atendimentos terapêuticos, temos o acolhimento das famílias (Cuidar de quem Cuida), Saraus, Drive Thru de eventos específicos como por exemplo o Dia das Mães, Cursos que já estão acontecendo e continuarão acontecendo, encaminhamentos clínicos e muitos outros eventos, respeitando as regras de distanciamento social e estimulando eventos sociais que propriciem a verdadeiras inclusão das pessoas com deficiências em nossa comunidade.
Vale ressaltar que nosso público alvo inicial são pessoas com Autismo (TEA) e com Síndrome de Down, mas pretendemos em breve expandir o atendimento às demais deficiências, para isto precisamos do apoio de toda sociedade civil e dos poderes públicos municipais. Todos juntos com uma sociedade mais justa, mais humana, mais empática e verdadeiramente inclusiva.

 

 

A Federação das APAEs do Estado da Bahia anunciou a filiação da APAE de Valença numa publicação na página do Instagram:

https://www.instagram.com/p/CSpkyx_rl2o/?utm_medium=copy_link

 

Conheça a sede da APAE. Faça uma visita e veja no que você pode ajudar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.