4 de dezembro de 2024

30 de janeiro de 2024

0

0

QUANDO FISCALIZAR O FEITO DEIXA DE OLHAR O QUE FALTA

Novo Terminal Hidroviário de Valença, em vias de funcionamento, é alvo do vereador Lelo.

 

Assista ao vídeo do Projeto que está sendo executado, com obra em fase de conclusão, na Orla de Valença, com investimento do Grupo Dáttoli:

 

O Novo Terminal Hidroviário de Valença começou a ser construído na gestão do ex-prefeito Ricardo Moura (PSD) com uma nova e moderna configuração num local diferente: na Orla de Valença, ao lado da Academia de Ginástica, do outro lado da ponte.

A obra, fruto de uma Parceria Público Privada (PPP) com o grupo Dáttoli, tem um design arrojado, com 400 m2, e vai gerar um novo fluxo de turismo, estando atualmente em fase de conclusão. Esse formato viabiliza a materialização de equipamentos públicos com aporte de recursos privados quando a gestão não tem a verba para a execução da obra, que é feita com dinheiro da iniciativa privada, mas continua sendo patrimônio público, só que administrados por uma empresa por determinado tempo, a partir de uma concessão, a exemplo do que fez ACM Neto com o Centro de Convenções de Salvador e Rui Costa com as Policlínicas e Hospitais da Bahia.

Valença utilizou o mesmo modelo e qualquer pessoa que passa na frente do novo terminal, que fica no final da Orla, pode observar que valeu a pena, diante da moderna estação de embarque e desembarque que ali se edificou.

O reordenamento, planejado a partir de estudos técnicos, vai modificar e melhorar toda a logística atual, eliminar o fluxo no Mini-gula, onde também será construído um novo equipamento. A restruturação pretende desafogar o tráfego de veículos em frente à Praça Admar Braga Guimarães e ajudar a ordenar o centro da cidade. Além do Novo Terminal de passageiros, será construído um outro no final da Av. Dendezeiros para cargas e descargas.

A parceria previu ainda a revitalização e ampliação do Atracadouro Bom Jardim, cujas obras estão sendo realizadas para que, no verão 2021-2022, a estrutura esteja preparada para o fluxo turístico intenso.

O Terminal do Atracadouro Bom Jardim está sendo ampliado, com um segundo píer e duplicação das escadas de acesso, além da reforma de toda a estrutura existente. 

Dessa forma, tanto a requalificação do Atradadouro Bom Jardim, quanto o Novo Terminal de Passageiros são grandes realizações  a serem inauguradas este ano no Governo Jairo Baptista (PP), sendo que o “novo vais de passageiros” de Valença se apresenta numa magnitude diferente do que vemos geralmente por aí, devido ao capricho dos detalhes das obras, conferidas pessoalmente pela equipe do nosso site. É notório que raramente se vê uma obra gerida pelo poder público que tenha semelhante envergadura como o Novo Terminal Hidroviário de Valença.

Mesmo diante de uma obra grandiosa, bonita, moderna e funcional, prestes a entrar em operação, o vereador Antônio Heraldo (PL), o Lelo, na última sessão da Câmara, reclamou. O motivo, segundo ele próprio, é que o píer está sobre o Rio Una, o que é óbvio, já que estamos  falando de veículos aquáticos, ou seja, embarcações precisam atracar na água (não na terra) e, para isso, o cais flutuante deve ser afixado no rio, preparado para que possibilite que barcos e lanchas acostem tanto em maré seca quanto em maré cheia, de forma segura e estável. Enfim, quem é da “beirada”, não precisa entender muito de detalhes dos procedimentos náuticos para saber disso.

O questionamento de Lelo dá a entender que ele quer examinar a papelada. Em contato com esta redação, a empresa responsável pela obra afirmou que esta pode ser disponibilizada, uma vez que tudo está totalmente regular. Ocorre que o povo de Valença espera ver as realizações em andamento e é necessário atentar para as tantas demandas que ainda se tem a atender.

Valença tem é que agradecer por investimentos desse tipo, porque a verdade é que não é comum ver empresas que tenham coragem de investir na cidade, como o Grupo Dáttoli. Para muitos, Valença não tem pujança nem a fertilidade para se alocar recursos. A maioria dos que podem ou até querem, acabam desistindo no meio do caminho. Diversas vezes já se assistiu investidores que anunciaram apostar em Valença e depois recuaram.

Com todo respeito ao parlamentar de 8 mandatos, é preciso valorizar o que já se tem e buscar resolver os problemas diante de tantas e urgentes demandas.

 

Vereador Antônio Heraldo Alves dos Santos  (Lelo) 

Veja abaixo as fotos reais no Novo Terminal Hidroviário de Valença (passageiros):

Avenida Macônica, Orla de Valença

Foto do projeto do píer sobre o Rio Una: 

Clique para ver o projeto do Terminal de Cargas, que será construído na Avenida Dendezeiros: 

 

Clique para ver o projeto do Mini-Gula:

 

 

Deixe uma resposta