4 de dezembro de 2024

30 de janeiro de 2024

0

0

Taperoá segue há mais de 40 horas sem energia elétrica e prejuízos já são visíveis

Coelba, SERIN e SEINFRA já foram acionadas pela prefeitura em busca de solução urgente para o problema.

 

Sem energia elétrica há quase dois dias, o município de Taperoá, no Baixo Sul, começa a somar prejuízos e cobra solução urgente por parte da COELBA – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, a empresa responsável pelo apagão que ocorreu na noite de segunda-feira (19), afetando o fornecimento em vários municípios da região.

Do escritório da Coelba, em Valença, na manhã desta quarta-feira (21), a Prefeita Kitty Guimarães, disse ao Portal Baixo Sul, que uma verdadeira operação logística está sendo realizada para que as vacinas contra a Covid-19 não sejam perdidas.

Segundo Daniella Magalhães, Secretária de Governo, as vacinas tiveram que ser deslocadas para uma Unidade de Saúde da Família – UBS, da comunidade do Caminho do Rio, localidade que não foi afetada pelo apagão. Todos os refrigeradores com as vacinas foram encaminhados para esse posto, bem como os medicamentos de alto custo que demanda refrigeração.

Sobre a vacinação contra a Covid-19 no município, Daniela acrescentou que a imunização foi prejudicada e não está ocorrendo.

Desde o início da pandemia o município não havia tido problemas com o processo de vacinação, pois vinha cumprindo rigorosamente o calendário, mas que agora, por causa do blackout, Taperoá segue, pelo segundo dia consecutivo, sem vacinar sua população.

Com mais de 40 horas sem o restabelecimento da energia, a gestão municipal informou que precisou encaminhar equipes para Ituberá para que esses profissionais possam continuar trabalhando no processamento de informações do GEFIP, que é o Guia de Recolhimento do FGTS e de informações à Previdência Social sobre os vínculos empregatícios e remunerações, a fim de não comprometer o município em relação ao bloqueio de recursos e recebimento de verbas. “Nosso pessoal do Controle Interno está trabalhando remotamente da cidade de Ituberá, as informações referentes aos órgãos de controle”, disse Daniella.

A região onde possui energia elétrica começou a ficar sobrecarregada, uma vez que os comerciantes da cidade que possuem refrigeradores para produtos que precisam de resfriamento têm deslocado seus equipamentos também para esse bairro, o que vem preocupando as autoridades locais por receio de sobrecarga e nova queda de energia.

EM BUSCA DE SOLUÇÕES

A Prefeita Kitty Guimarães informou que já manteve contatos urgentes com a SERIN – Secretaria Estadual de Relações Institucionais do Governo do Estado, com a SEINFRA – Secretaria Estadual da Infraestrutura e com o Gabinete do Deputado Federal Ronaldo Carletto, numa força tarefa em busca de uma solução urgente para o problema em Taperoá.

Da Redação | Portal Baixo Sul

Deixe uma resposta