9 de junho de 2026

27 de fevereiro de 2026

Inscrições para o Enem seguem abertas até 5 de junho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a abertura das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026.

Os candidatos têm até o dia 5 de junho para realizar o cadastro por meio da Página do Participante, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante.

De acordo com o Ministério da Educação, as provas serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro em todo o país. O Enem é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, permitindo o acesso a universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e financiamento estudantil pelo Fies.

Uma das novidades desta edição é que estudantes concluintes da rede pública serão automaticamente inscritos no exame. Mesmo assim, os participantes precisarão acessar o sistema para confirmar a participação e escolher a língua estrangeira da prova, além de informar eventuais necessidades de acessibilidade.

O Governo Federal também destacou que estudantes do programa Pé-de-Meia matriculados no último ano do ensino médio terão inscrição gratuita e poderão receber um incentivo de R$ 200 caso compareçam aos dois dias de aplicação das provas.

Além do ingresso no ensino superior, o Enem também pode ser utilizado para certificação do ensino médio, conforme os critérios estabelecidos pelo MEC.

O Inep orienta que os candidatos acompanhem as informações oficiais e realizem a inscrição dentro do prazo para evitar problemas de acesso próximos ao encerramento do sistema.

Deixe uma resposta