17 de janeiro de 2022

Estaleiro Enseada São Roque de Paraguaçu vai voltar a operar em Maragogipe

Após longo paradeiro, investimentos do Governo Federal, em parceria com a iniciativa privada, farão as obras retornar e prevêem o aquecimento da economia, a geração de emprego e renda e o desenvolvimento da região.

8 1.727

 

O estaleiro da Indústria Naval São Roque de Paraguaçu, localizado em Maragogipe, no Recôncavo da Bahia, sairá do abandono, após quase 7 anos de paralisação das atividades.
Nesta quarta-feira (7), aconteceu o ato de assinatura do Termo Contratual para reabertura que receberá mais de R$ 660 milhões em investimentos. Paralisado por causa do cancelamento de projetos durante a Operação Lava Jato, o estaleiro está desde outubro de 2019 em recuperação judicial a indústria naval foi uma das muitas áreas prejudicadas pelos desdobramentos da 13° Vara da Justiça Federal de Curitiba, que afetou a economia brasileira.
No total, a Enseada construiria seis navios-sonda e atuaria como terminal portuário para embarque de produtos como, por exemplo, minério de ferro e outras operações logísticas de  grande porte, sendo uma das principais linhas da exportação da indústria brasileira.
O empreendimento, que foi erguido pelo consórcio Odebrecht, Kawasaki, OAS e UTC, perdeu tudo em 2014 após três das empresas serem denunciadas na Operação Lava Jato, ao lado da SeteBrasil. A crise extinguiu 7.462 empregos diretos e deixou a cidade na falência.

A obra monumental que gerava desenvolvimento numa época de auge ocorrido no pequeno vilarejo do Recôncavo baiano e simbolizava uma esperança vibrante com enorme potencial foi interrompida deixando um imenso vazio, dando  lugar a um espaço fantasma, com pousadas e restaurantes e construções abandonados devido ao encerramento do movimento intenso de pessoas. Na época, quase 8 mil pessoas trabalhavam na obra, além dos impactos positivos indiretos do empreendimento.

Agora, o novo investimento que possibilitará a retomada faz parte da assinatura de 11 contratos pelo Governo Federal, que garantiu R$ 1,4 bilhão em investimentos nos terminais de uso privado (TUP) de oito estados brasileiros. O Enseada foi o único do Nordeste incluído.

O vice-prefeito de Maragogipe, Adhemar Novaes, e  o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, estiveram presentes em Brasília acompanhando as assinaturas pelos Ministérios da Cidadania e da Infraestrutura, ao lado dos Ministros João Roma e Tarcísio Freitas.

Em julho de 2020, o estaleiro foi contratado para construir dois porta-contêineres, dedicados ao transporte de cabotagem a partir de janeiro de 2021.

A iniciativa do Governo Federal, que buscou parceria privada para viabilizar a retomada, vai impulsionar o fortalecimento da economia e melhorar a estrutura logística brasileira, além de gerar emprego, renda e oportunidades na região.

 

8 Comentários
  1. Júlio César vaz Diz

    Motorista categoria AeB gostaria de uma vagas emprego

  2. Tiago Diz

    Motorista categoria a e b . A procura de um emprego.

    1. Tiago Diz

      Zap 07598490739

  3. Tiago Diz

    Zap 07598490739

  4. Ednaldo Sousa Da Silva Diz

    Operador de motoniveladora pa carregadeira retro escavadeira categoria AeE

  5. Ednaldo Sousa Da Silva Diz

    Preciso muito dessa oportunidade operador de motoniveladora pa carregadeira retro escavadeira categoria AeE

  6. Ednaldo Sousa Da Silva Diz

    (75)988636719

  7. Ivan vidal Diz

    Espero que volte logo.
    sou Inspetor de equipamento e moro na ilha de vera cruz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.