Curso on-line de Introdução às Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: colonial, pós-colonial e decolonial

Coordenado pela Professora Doutora Mauren Pavão Przybylski da Hora Vidal, as vagas são limitadas.

0 73

 

O curso de Introdução às Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: colonial, pós-colonial e decolonial, coordenado pela Professora Doutora  Mauren Pavão Przybylski da Hora Vidal (LANMO / GLICAM / IFbaiano), terá início no dia 02 de agosto, e será ministrado totalmente on line, via Google Meet.

A carga horária é de 20 horas e as aulas acontecerão nas segundas e quartas-feiras, das 16 às 18 horas.

É uma ótima oportunidade porque logo quando são abertas as inscrições, as vagas são logo preenchidas por se tratar de um curso disputado. “Poéticas orais e pensamento decolonial” são perspectivas do conhecimento que estão entre as de maior interesse do momento.

Maiores informações e inscrições: http://linktr.ee/poeticasedecolonial

Coordenadora: Drª Mauren Pavão Przybylski da Hora Vidal Doutora em Letras, área de concentração Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Letras – Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC) e Licenciada em Letras – Português, Francês e Respectivas Literaturas (FURG). É autora do livro Cybernarrativa Pós-Contemporânea: pensando o narrador oral urbano-digital (APPRIS, 2018). Interessa-se por pesquisas que versem sobre as seguintes temáticas: tradição oral, cultura popular, representação, literaturas de língua portuguesa, estudos pós-coloniais, decoloniais e no estudo de narrativas orais urbano-digitais no que se relaciona aos novos media e às materialidades da literatura. Ministrante de cursos livres na área, já tendo sido convidada a realizá-los nas seguintes instituições: Universidade de Coimbra, numa promoção do IEB e do Programa de Materialidades da Literatura, UFRJ, UFRGS e UNEB em diferentes campis. É Membro Efetiva do Grupo de Trabalho Literatura Oral e Popular da Anpoll, o qual coordenou no biênio 2016-2018. É pesquisadora do Núcleo das Tradições Orais e Patrimônio Imaterial – NUTOPIA, liderado pelo Prof. Dr. Ari Lima e do GLICAM ( Grupo de Estudos Linguagens, Culturas e Ambientes do IFBAIANO – Campus Valença, liderado pela prof. Dra Dislene Brito. Desde julho de 2019 é investigadora convidada do Laboratório Nacional de Materiales Orales (LANMO) da Universidade Autónoma do México, Campus Morelia. Dentre suas funções está a de possibilitar vínculos entre o LANMO e distintas instituições de educação superior e de caráter cultural no Brasil e/ou outros países da Europa e América Latina, além de propor atividades conjuntas, tais como: intercâmbio acadêmico, mobilidade estudantil, organização de eventos, entre outras. Revisora e parecerista de periódicos, foi pós-doutoranda PNPD/Capes na Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, Campus II, entre os anos de 2014 e 2019 onde colaborou em disciplinas do Mestrado em Crítica Cultural, além de participar de bancas de mestrado. É, atualmente, professora EBTT de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano – no Campus de Santa Inês, no qual ministra disciplinas de língua portuguesa e literatura para os cursos técnicos integrados de Agropecuária e Zootecnia e membro da RIEMO – Rede Iberoamericana de Estudos sobre Materiais Orais, vinculada ao LANMO -UNAM. Tem se especializado, nos últimos cinco anos, nos estudos de oralidade e decolonialidade, coordenando atualmente o projeto de pesquisa Poéticas Orais e Pensamento Decolonial: Perspectivas teóricas e metodológicas (LANMO-UNAM/ 2020-2022).

 

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.