Gandu tem Universidade Federal autorizada

Deputado Valmir Assunção (PT) consegue aprovar Projeto de Lei que institui a criação do campus da Universidade Federal do Sul da Bahia em Gandu, dando um passo para a ampliação do acesso ao Ensino Superior de qualidade no Baixo Sul.

0 231

 

De autoria do deputado Valmir Assunção (PT-BA), o Projeto de Lei número 327/2015, foi aprovado no dia 23 de junho, após passar pela Comissão de Educação da Câmara Federal. A peça autoriza a criação de um campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no município de Gandu, região do Baixo Sul do Estado.

O Município de Gandu, localizado a 145 km de Itabuna e a 290 km de Salvador, por via rodoviária, “tem perfeita consonância com a missão institucional da UFSB e com o Plano Nacional de Educação em vigor”, diz um trecho do PL.

===

Autoriza o Poder Executivo a instituir campus da Universidade Federal do Sul da Bahia no Município de Gandu, Estado da Bahia.”

Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a instituir o Campus Universitário de Gandu, da Universidade Federal do Sul da Bahia –UFESBA, Bahia.

Art. 2º O Campus de Gandu será instalado no Município de Gandu, no Estado da Bahia.

===

A solicitação do Campus foi do Dr. Roberto Oliveira, advogado e liderança política local.

Para o parlamentar petista, a conquista do ensino superior e público é de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico.

“A ampliação do ensino superior é fundamental. Estamos a mais um passo de ter um campus da UFSBA em Gandu, o que beneficia toda a região do baixo sul baiano”. 

Ele ainda ressalta, que o projeto faz parte do mandato e atende a solicitação de movimentos sociais de luta pela terra. 

“Ter um campus em Gandu sempre foi um dos objetivos do nosso mandato. Mas também a concretização dessa pauta acontece com a participação ativa dos movimentos de lutas sociais e temos o doutor Roberto Oliveira como liderança que mantém diálogo conosco na construção das políticas no município e região”.

O advogado ganduense celebra a chegada do ensino superior público em Gandu e região:

“Fico muito orgulhoso que o deputado Valmir Assunção tenha atendido o nosso clamor. Agora precisamos unir nossas forças com todos os representantes políticos de Gandu e região, para ver nosso sonho ser concretizado”. 

Geograficamente centralizada, Gandu permitirá com mais facilidade o acesso da população ao ensino superior e público, uma vez que para alcançar a academia, jovens e moradores precisavam deslocar-se para a região metropolitana, outras regiões ou até mesmo outros estados. Aspectos demográficos e a localização estratégica da cidade aonde o campus será instalado foram critérios que fizeram o PL ser aprovado, uma vez que a população dos municípios vizinhos também será beneficiada. 

Em suas redes sociais, o Deputado Valmir Assunção comemorou a conquista.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.