22 de maio de 2024

30 de janeiro de 2024

Policlínica Regional completa 3 anos no Baixo Sul

Em evento limitado e tomando todas as medidas de prevenção, a celebração do aniversário teve o toque caprichado da primeira mulher a presidir o Consórcio Regional de Saúde do Baixo Sul.

 

 

A Policlínica Regional do Baixo completou 3 anos nesta quarta-feira, 29, com encontro entre prefeitos participantes do Consórcio Regional de Saúde, funcionários, pacientes e demais representantes dos Municípios do Baixo Sul.

A presidente Christianne Guimarães (PP), prefeita de Taperoá, conduziu a cerimônia de comemoração que teve lanche para quem aguardava pelos atendimentos de exames e consultas, bolo gigante, hasteamento das bandeiras, discursos de agradecimento pelo trabalho realizado e música tocada por um saxofonista.

Os detalhes do aniversário do maior equipamento regional do Território teve o toque feminino de Kitty que caprichou no acolhimento de todos os presentes “numa manhã muito especial em comemoração da garantia de direitos em saúde para o povo do Baixo Sul”, destacou a gestora taperoense.

Antes de iniciar a programação, Kitty se preocupava pessoalmente se todos estavam servidos com uma “quentinha” de lanche entregue aos pacientes presentes no salão de espera. Ao ser abordada pela nossa equipe, falou que queria fazer algo maior, mas devido a pandemia, reservou um momento mais simples para a comemoração que acontece poucos meses depois dela assumir a direção da Policlínica.

“A Policlínica cuida das pessoas e os serviços prestados fizeram a diferença na vida da população. Me sinto muito honrada por ter suscedido Leo de Neco [prefeito de Gandu e ex Presidente do Consórcio] e contar com uma equipe tão comprometida com esse trabalho. Existe uma energia muito grande dentro de mim e no início já me senti segura pelo apoio que Leo me deu. Ele me mostrou que eu poderia ficar tranquila porque a equipe aqui é extraordinária. Minha missão aqui é grande, mas quem me conhece sabe que eu encaro qualquer desafio. Quando me predispus a ser presidente do Consórcio, eu quis levar o nome de minha cidade, Taperoá, que muito me orgulha em representar, mas também em fortalecer a consciência da importância da territorialidade e o poder da cooperação dos municípios para outras conquistas que devemos alcançar visando o desenvolvimento regional”. 

Uma comitiva do município de Taperoá esteve presente na solenidade. “Estamos orgulhosos de termos a primeira prefeita eleita de Taperoá também sendo a primeira mulher presidenta da Policlínica Regional”, disse Fabiano Campos, diretor do Saae.

O prefeito de Gandu, Leonardo Barbosa Cardoso, [Leo de Neco], PP, foi também aclamado pela equipe da Policlínica pela sua condução na primeira gestão do Consórcio de Saúde. Em seu depoimento, mostrou confiança e satisfação pela administração de Kitty.

“Hoje é um dia especial, dia de comemoração porque esse equipamento mudou a vida das pessoas do Baixo Sul. Eu tive a oportunidade de coordenar os trabalhos, administrar o Consórcio e a Policlínica vem dando bons resultados para a região com equipamentos de última geração. Agora com a prefeita Kitty, que veio com muita força de vontade, representando muito bem o Consórcio de Saúde e tocando a Policlínica com muita energia, o trabalho só tem a avançar ainda mais. Agradecemos ao Governador Rui Costa por esse legado importante para o nosso povo. Que a Policlínica tenha muitos anos de vida”, disse Léo de Neco.

A prefeita de Nilo Peçanha, Jacqueline Soares (DEM) e o prefeito de Valença (PP), Jairo Baptista, também prestigiaram o evento.

Jacqueline concentrou seu discurso nos agradecimentos aos profissionais de Saúde pelo empenho e Jairo também se disse grato pelos serviços disponíveis e por todos os valencianos beneficiados, ressaltando ainda a excelência da qualidade do atendimento à população que mais precisa.

Oferecendo 16 especialidades médicas e 21 tipos de exames, já foram realizados mais de 157.000 atendimentos na Policlínica Regional de Saúde, localizada em Valença, que abrange 13 municípios, contando com uma equipe multifuncional. Foi a oitava Policlínica entregue pelo Governador Rui Costa, num total de 16 até agora instaladas nos territórios baianos.

Como a Policlínica funciona: 

No formato de parceria consorciada, a Policlínica oferece ônibus com ar-condicionado para transporte dos pacientes até Valença e também para retornarem aos seus municípios de origem. Os veículos são agendados para viagens conforme marcação das Secretarias Municipais de Saúde. Na proposta de regionalização da saúde na Bahia, prefeitos trabalham conjuntamente para manter o funcionamento do equipamento que atende os pacientes em diversas especialidades, diminuindo o sofrimento de ter que viajar para realizar exames e consultas.

Regionalização da Saúde é uma diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS), e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Deverá contemplar uma lógica de planejamento integrado, compreendendo as noções de territorialidade e otimização dos recursos disponíveis para garantir o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde.

 

 

 

Deixe uma resposta