17 de maio de 2025

30 de janeiro de 2024

Bolsonaro diz que quer desobrigar o uso de máscaras para vacinados e curados

O presidente da República declarou que aqueles que já estão imunizados ou que já foram contaminados pelo coronavírus devem "tirar" a máscara e que espera um parecer do Ministro da Saúde, a quem ele chamou de: "um tal de Queiroga".

Nesta quinta-feira (10), o Presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que pediu ao Ministro da Saúde, o médico Marcelo Queiroga, que faça um estudo para emitir um parecer que desobrigue o uso se máscaras aos brasileiros que já foram vacinados ou que já tenham sido infectados pela Covid-19.

A declaração foi dada durante uma solenidade do Ministério da Defesa, no Palácio do Planalto, onde ele usou máscaras só retirando para discursar.

“Acabei de conversar com um tal de Queiroga — não sei se vocês sabem quem é —, nosso ministro da Saúde. Ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados. Para tirar esse símbolo, que obviamente tem a sua utilidade para quem está infectado”.

O jeito que Bolsonaro se referiu ao Ministro foi pauta de comentários de jornalistas, que acham que a fala remete a algum atrito entre os dois.

O Ministro da Saúde, que defende o uso de máscaras, confirmou em vídeo que recebeu um pedido do presidente e que vai realizar uma avaliação sobre o uso do item por imunizados e por quem já teve a doença.

Na ocasião de seu depoimento na CPI da Covid, Queiroga disse:

“É necessário reforçar de forma reiterada, por exemplo, o uso das máscaras”.

Já no vídeo de hoje, o Ministro explicou que Bolsonaro “acompanha o cenário internacional e vê que em outros países onde a campanha de vacinação já avançou, as pessoas já estão flexibilizando”.

“Então, vamos atender essa demanda do presidente Bolsonaro, que está sempre preocupado com pesquisas em relação à Covid”, completou o MS.

Constantemente Bolsonaro é criticado por não usar o item de proteção em eventos e já chegou a dizer a apoiadores que considera não há “quase nenhuma” eficácia nas máscaras. Além disso, o Presidente já afirmou numa live que as máscaras são prejudiciais à saúde e ainda vetou um trecho da lei que determinava o uso obrigatório em locais públicos no país.

Especialistas reagiram à fala do Presidente reiterando que, mesmo após vacinadas, as pessoas precisam usar máscara e evitar aglomerações e que a suspensão do uso de máscaras não faz sentido nem tem justificativa médica porque a medida só poderia valer se a imunização no Brasil estivesse acontecendo em larga escala, ou seja, se a maioria da população já tivesse completado o esquema vacinal, quando haveria o controle da pandemia.

“A vacina tem boa eficácia em evitar que a sua doença acabe se agravando e você precise até de hospitalização, mas ela não tem tão boa eficácia em evitar que você se contamine [e contamine outras pessoas]”.

Luana Araújo – Médica Infectologista (ao G1)

Cientistas também já concluíram que quem já teve Covid, pode se reinfectar, e esta confirmação se tornou evidente em milhares de registros de contaminação em pessoas que já tiveram a doença antes.

Deixe uma resposta