19 de março de 2025

30 de janeiro de 2024

Em reunião com o deputado Raimundo Costa, DNIT garante retorno das obras na BR-030

Rodovia, que liga a BA-001 à cidade de Maraú, teve a pavimentação asfáltica iniciada, mas sofreu interdição por denúncias ambientais.

 

O Deputado Federal Raimundo Costa (Podemos) se reuniu com o Superintendente Regional do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Roberto Alcântara, para pedir celeridade na solução do impasse da obra de pavimentação asfáltica da BR-030, trecho entre a BA-001 e a cidade de Maraú. 

A estrada enfrenta problemas no período se chuvas e muitas vezes fica intransitável. Com investimentos do Governo Federal, teve a sua requalificação iniciada no final de 2024, quando o canteiro de obras foi montado. A previsão era terminar os 20 quilômetros do trecho até o final de 2025.

Segundo o deputado Raimundo Costa, a obra, que há décadas é aguardada por comunidades, vai melhorar o trânsito de veículos para moradores e visitantes, permitindo o escoamento de produtos agrícolas e fomentando a economia e o desenvolvimento turístico da região.

No início deste mês, a obra foi embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). 

O motivo da paralisação dos serviços foi uma denúncia de que o consórcio responsável pela obra de pavimentação estaria extraindo e minerando a pedra de Oxóssi (considerado patrimônio cultural, histórico e natural). No entanto, tanto a empresa como representantes de algumas associações comunitárias negam a exigência do mineral.

No encontro com o DNIT, o deputado saiu otimista pela previsão de que a situação está sendo resolvida e que dentro de 40 dias a obra será retomada.

 

Deixe uma resposta