23 de janeiro de 2025

30 de janeiro de 2024

0

0

Empresa Rumo Rápido desrespeita ordem da Prefeitura e circula livremente na Praça São José

Coleta de lixo também não obedece ordem da gestão de Valença gerando caos na Praia de Guaibim.

 

A nova gestão de Valença teve como uma de suas primeiras decisões a proibição da circulação de ônibus na Praça São José, no Guaibim. A medida foi divulgada num card postado nas redes sociais.

Ocorre que não há qualquer fiscalização para garantir o cumprimento dessa ordem, tanto que a empresa Rumo Rápido, única que opera a linha Valença x Guaibim e que sofre duras críticas dos moradores do distrito, não demorou a desrespeitar a determinação da Prefeitura.

Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de janeiro, o ônibus da RRT foi flagrado na Praça São José circulando livremente e, inclusive, contribuindo para o engarrafamento caótico que permenece na Praia de Guaibim mesmo após a virada de ano.

Vale destacar que, apesar de necessária para fluir o trânsito, a proibição de ônibus na Praça é uma decisão questionada por parte dos que trabalham o dia todo nas barracas, numa rotina cansativa e precisa andar até o “Frigorífico de Rui” para pegar a condução e voltar pra casa. A medida ainda deve ser discutida com as associações de moradores e de comerciantes para se chegar ao melhor entendimento.

Outro que ainda não consegue cumprir o mínimo planejamento é o caminhão de lixo. A coleta foi marcada pela Prefeitura para 7:30 na Orla do Guaibim, também através de um aviso na Internet. Durante o verão, com o fluxo intenso de visitantes, este horário é totalmente inadequado porque atrapalha o trânsito. O correto seria das 5 às 6 da manhã, antes do movimento se intensificar.

O veículo da empresa Sierra Ambiental estava hoje (dia 2/1) mais de 10 horas da manhã provocando um enorme engarrafamento na Orla. Além de chegar bem atrasado, o carro do lixo ainda parou para conseguir pegar a grande quantidade de sacolas que estavam na frente das barracas, o que se transformou em transtornos para quem circulava por ali.

Apesar das boas intenções, se a Prefeitura não fiscalizar, cobrar e estabelecer multas, de nada vale publicar meros avisos.

Outra rotina que precisa de ordenamento é a carga e descarga. Caminhões de cervejas também contribuiram, na manhã de hoje, para o travamento do trânsito do Guaibim, principalmente na orla.

Deixe uma resposta