12 de agosto de 2022

Valença lança a Educação Informatizada

A Secretaria de Educação reuniu a imprensa para apresentar o novo sistema de gestão da rede de ensino.

0 93

 

Nesta segunda-feira, 31 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Valença fez o lançamento do programa Educação Informatizada no Colégio Getúlio Vargas, com a presença da Secretária Lorena Mercês e equipe, além do prefeito Jairo Baptista, do vice-prefeito Joailton Manoel, do Secretário de Saúde, Alberto Martins, do vice-presidente da Câmara, o vereador Helton Brandão, de representantes da imprensa local, educadores, e de alunos da rede municipal de ensino.

A empresa Infocraft fez a explanação de como o sistema vai funcionar com o apoio da equipe de TI da Prefeitura de Valença.

Segundo o Coordenador de Informática da Prefeitura, Manoel Soares, o sistema é uma ferramenta de gestão da rede, onde os professores terão um ambiente virtual organizado, com lançamento de dados sobre planos de aula, notas, frequência, criação de atividades e interação dos alunos sobre dúvidas nos conteúdos, etc. Na plataforma, os educadores poderão postar aulas gravadas, avaliações e controlar o tempo em que o aluno permanece na aula.

A SEMED fará o gerenciamento das informações sobre todas as unidades escolares, turmas, alunos, professores, numa visão estratégica da rede, o que vai permitir o monitoramento e a tomada de decisões.

A “vida do aluno” estará sistematizada, com armazenamento documental inclusive do histórico escolar e possibilidade de gerar relatórios. O acesso aos dados possibilitará o acompanhamento do desempenho do estudante, a prevenção da evasão e o subsídio a projetos em parceria com outras secretarias como a de Promoção Social e a de Saúde, já que dados como o Nis, o cartão do Sus e a carteira de vacinação estarão à disposição.

O sistema vai facilitar a matrícula, a distribuição de turmas e da carga horária dos professores, o Censo, o transporte escolar, a merenda (inclusive com dados nutricionais sobre restrições alimentares dos alunos), as compras de equipamentos e mobiliário, etc.

A sistematização dos dados também terá um painel pedagógico, de infraestrutura, recursos humanos, financeiros (PDDE), e a lotação de turmas, acesso aos boletins, reuniões e comunicação direta com país ou responsáveis.

Segundo Manoel Soares, o custo operacional do sistema ficou em R$ 0,50 por aluno/mês, incluindo todo o suporte a Secretaria.

De acordo com Lorena Mercês, laboratórios de informática estão sendo reativados em parceria com o IFBA, que está ajudando a fazer a restauração e a atualização dos computadores disponíveis. Além disso, a Secretária destacou que está em processo de compra de mais máquinas para as escolas com o objetivo de dar suporte às famílias.

Ainda segundo a Secretária, nos próximos dias a sua equipe estará apresentando ao prefeito subsídios sobre viabilidade na aquisição de celulares para os estudantes que não os têm e que também está sendo realizado levantamento sócio-econômico das famílias sobre disponibilidade de aparelhos e conexão com a internet.

Além disso, um projeto de conexão via wi-fi nas praças e bairros periféricos está sendo desenvolvido junto a empresa Conect Instale para levar internet gratuita aos locais onde os alunos residem.

Ao final do lançamento, o vice-prefeito Joailton Manoel destacou a necessidade de formação dos professores para melhor se apropriarem das novas ferramentas, o que, segundo a Secretária, já está em andamento.

O prefeito Jairo disse que Valença está no caminho do progresso e se adaptando às novas tecnologias para facilitar a gestão da Educação, sendo essa uma das prioridades de sua gestão.

 

O doutorando em Ciências de Lá Educacion na Universidad San Carlos (PY), Taata Luangomina, representando o Jornal Folha da Costa e dirigente da Escola Caxuté, parabenizou a iniciativa e destacou que “O sistema de Educação em Valença vai mudar positivamente a realidade de toda a estrutura documental escolar da rede municipal de ensino público”. 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.