21 de janeiro de 2022

Vacinação em Cairu: evolução da aplicação de doses em maio

O arquipélago avançou na imunização nos últimos dias, mas ainda precisa se empenhar na segunda dose, que garante o complemento da proteção conforme eficácia de cada tipo. População vacinada com as duas doses ainda é de 4,77% dos moradores de Cairu.

0 43

 

Em 19 de maio, nosso site publicou uma matéria sobre a vacinação em Cairu que expôs uma lentidão na aplicação de vacinas, tanto da primeira quanto da segunda dose. Naquela semana, em vários dias, o boletim de vacinação  do município indicava pouco uso dos imunizantes no decorrer dos primeiros dias desse mês.

Clique para ler:

A fila não anda: vacinação em Cairu continua em ritmo lento

Após a publicação da matéria em nosso site, a Secretaria de Saúde de Cairu voltou a utilizar as vacinas em maior quantidade, inclusive para a aplicação da segunda dose, que é quando efetivamente se completa o esquema vacinal e a pessoa está protegida dentro da eficácia de cada fabricante.

No dia 18 de maio, Cairu apresentava o número de 763 pessoas que receberam a segunda dose e esse número se repetiu por vários dias anteriores, o que significa que não estavam realizando aplicação com a segunda dose por um longo período.

Ontem (27 de maio), o município chegou a 880 cairuenses vacinados com a dose de complementação. Ou seja, conseguiram aplicar 92 doses em 9 dias, melhorando o desempenho, mas a diferença entre os que tomaram a primeira dose e os que estão realmente imunizados ainda é grande: 3.965, maior do que o dado divulgado na matéria anterior que publicamos sobre o assunto.

Boletim 27 de maio:

https://www.facebook.com/102145221843685/posts/170788321646041/

Boletim 18 de maio:

https://www.facebook.com/102145221843685/posts/165319915526215/

Pelas informações postadas pela Prefeitura, o saldo de vacinas em estoque é de 485 doses.

A aplicabilidade da primeira dose também melhorou. Em 9 dias, Cairu usou 487 doses. Eram 4.358 pessoas em 18 de maio e agora são 4.845 que receberam a primeira dose.

Sobre a média de vacinação no município em relação a Bahia e ao Brasil, a Prefeitura divulgou um card que informa que a porcentagem da população vacinada é maior do que a estadual e a nacional. Ocorre que os dados apresentados são referentes a primeira dose.

“População vacinada” significa o percentual de moradores imunizados com as duas doses, ou seja, efetivamente protegidas, diferente do postado pela gestão municipal em suas redes sociais. Veja abaixo:

Segundo os dados atualizados em 28 de maio,  pelo consórcio de veículos de comunicação, a média de vacinados no país com a primeira dose é de 20,75% e com a segunda dose de 10,22%.

Já na Bahia, a aplicação da primeira dose indica a porcentagem de 21,79% da população, e de 10,05% com a segunda dose.

 

https://especiais.g1.globo.com/bemestar/vacina/2021/mapa-brasil-vacina-covid/

O desempenho de Cairu (27,32%) realmente é maior do que a média brasileira e baiana, UNICAMENTE EM RELAÇÃO À PRIMEIRA DOSE, o que remete que o município está dando foco no alcance de novos públicos-alvo, mas está ainda em falta com a CONCLUSÃO DA IMUNIZAÇÃO, talvez por falta de doses disponíveis ou por estar “guardando” para contemplar com a segunda dose nas datas indicadas no cartão de vacinação.

Entretanto, A POPULAÇÃO VACINADA EM CAIRU (primeira e segunda doses aplicadas) é de apenas 4,77% ainda, bem abaixo das médias estadual e nacional / 10,22% e 10,05% respectivamente). 

Essa semana, o município convocou um novo grupo para vacinação: os profissionais da Limpeza Pública, mas ainda não “desceu” a faixa etária nas categorias anteriores, a exemplo dos trabalhadores em Educação, que continuam limitados a serem vacinados apenas quem tem 55 anos de idade ou mais.

O Plano Nacional de Imunização orienta as filas para vacinação, mas uma reivindicação recorrente no país, principalmente dos educadores, é a de que os novos grupos só deveriam ser adicionados pelos municípios quando a primeira dose fosse aplicada em algumas classes, chegando, no mínimo, a pessoas de 40 anos.

 

Fonte: Acompanhamento da Cobertura Vacinal da SESAB (Secretaria Estadual de Saúde da Bahia)

Link para consulta:

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiODUwYjFlMzctOTBkMS00ZDhlLWExNzQtZThmYjAwMDI2MWVhIiwidCI6IjRjZDgzNWY0LTU0NDAtNDA4Zi05M2EzLTk3NWZjMTdjMzg0YSIsImMiOjR9

Foto de capa da matéria: Elton Andrade (Agência Andrade / Reprodução Cairu Arquipélago de Encantos) 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.