Bairros de Valença mostram a força da coletividade

A Associação de Moradores do Areal e Adjacências, presidida por Luciano Muniz, tem promovido ações que envolvem a cooperação da comunidade no cuidado com o visual e a limpeza de áreas públicas.

0 71

 

O presidente da Associação de Moradores do Areal e Adjacências (AMAA), Luciano Muniz, vem mostrando o poder da união da comunidade em diversas ações realizadas, entre elas, a limpeza e o embelezamento das ruas, passeios, e outros locais de circulação pública.

Na semana passada, uma ação de limpeza nos bairros teve o apoio da comunidade, parceria do comércio local e do vereador Helton Brandão (Avante). O objetivo dessa ação é motivar a educação ambiental, sensibilizando os moradores a mater o bairro limpo. Uma verdadeira mobilização para a responsabilidade social e individual. “Atitudes  simples como jogar o lixo corretamente, em dia e horário em que o carro dos profissionais da limpeza passa, evitando aglomerações de resíduos e entulhos nas portas das casas, são incentivadas para que a população também possa fazer a sua parte”, disse o Presidente, que deu início a uma admirável divisão de tarefas na qual todos colocam um pouco de sua criatividade.

Com o envolvimento de voluntários que residem na rua do Tamarineiro, um local aonde se depositava lixo, em frente a um imóvel abandonado, foi revitalizado com pneus e plantas, deixando os espaços mais aprazíveis e desestimulando a população a jogar lixo. Segundo Luciano, a iniciativa dos colaboradores não teve investimentos de recursos financeiros, até porque a associação não dispõe de caixa, mas contou com a boa vontade de atores sociais dispostos que usaram materiais recicláveis.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1441169729560959&id=100010038362324

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1440524466292152&id=100010038362324

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1430747193936546&id=100010038362324

“Em breve estaremos estendendo esss projeto no Areal, Cacha Prego, ladeira do cemitério, e outras comunidades de Valença”, anunciou o presidente.

“A nossa ideia é trabalhar em conjunto para promover um ambiente mais agradável, para que todos possam conviver melhor, gerando um grande impacto na rotina da comunidade. Essa conscientização interfere positivamente no nosso dia a dia. Assim como cuidamos de nossa casa, é preciso olhar para a frente dela, para o passeio,  para a rua, para o bairro, com o sentimento de pertencimento, porque, na verdade, tudo isso é nosso, aqui passamos a nossa vida, construímos nossas relações de amizade, e podemos também desenvolver esse movimento e inspirar os outros a fazer o mesmo”, completou Muniz.

A atuação da Associação pode contagiar outras  instituições para ampliar o alcance social desse tipo de ação simples e ousada, e até mesmo servir de exemplo para formatação de um projeto, no âmbito da gestão municipal, que incentive a população a cuidar de praças, canteiros, passeios, etc. Logicamente que o poder público deve fazer a sua parte, providenciando  intervenções mais complexas de infraestrutura, mas se cada um fizer o seu papel de cidadão, Valença pode apresentar uma aparência melhor.

Se a moda pega, todo mundo ganha.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.