Livro “Mulheres Poetas” tem participação de professora de Cairu

Fabiane Caldas Brito é co-autora da obra publicada pela Editora Mente Aberta, com lançamento virtual marcado para o final desse mês.

0 120

 

O lançamento do livro “Mulheres Poetas” será no dia 29 de maio, às 18h, no canal do YouTube da editora Mente Aberta, através de uma live, com a presença do editor Pedro Camilo e das organizadoras do livro, Catarina Valadão, Ionã Scarante e Régia Freitas.

A obra tem colaboração da moradora de Valença, Fabiane Caldas Brito, Mestra em Letras pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), que é professora da Rede Municipal de Ensino de Cairu. Em depoimento ao nosso site, ela fala da sua experiência com a escrita literária, incentivo à leitura no contato com textos durante a infância e também pela influência dos escritores da região em sua trajetória como professora, pesquisadora e autora:

“O contato com os textos literários faz parte do meu cotidiano desde os primeiros anos da infância. Lembro-me, com muita saudade, das contações de histórias de minha avó e dos primeiros textos literários encenados na escola. Desde a época de estudante, já apresentava afinidade com a área de literatura, costumava narrar contos, recriar histórias, transformá-las em peças teatrais, fazer poesias bobas em papeis de cartas, encenações, compor letras de músicas, dentre outros. Após muitas cruzadas e outras experiências, ingressei no curso de Letras e, naquele momento, começou a minha viagem pelo âmbito da linguagem e da literatura. Então pude voltar a sonhar com a escrita literária. O meu percurso como pesquisadora, professora e autora começou a ser trilhado em 2009, no final do curso de Letras, pois comecei a escrever poemas e crônicas e a publicar em jornais e revistas da faculdade e ter maior proximidade com escritores da região como Araken Vaz Galvão, Moacir Saraiva, Mustafá Rosemberg e Rosângela Góes, incentivadores das minhas produções literárias. Posteriormente, ganhei o primeiro lugar no concurso de Crônicas da Academia Valenciana de Educação Letras e Artes, com a crônica Descobertas (produção publicada em jornais da região). A partir daí, passei a utilizar, também, as minhas produções em sala de aula, na pesquisa do mestrado, produzir livros de crônicas com meus alunos, participações em concursos de poesias e crônicas e publicações em livros. A experiência com o livro “Mulheres poetas” – Antologia internacional – foi importante por reunir poesias de mulheres do Brasil e do mundo e ecoar discursos femininos em versos, que reverberam diálogos a partir de contextos inimagináveis”.

Fabiane já está organizando seu livro de crônicas, que também será publicado em breve.

Numa de suas produções da nova obra, ela extravasa o que sente ao escrever:

Confira os detalhes do livro Mulheres Poetas:

Considerada uma antologia nascida do desejo de reunir várias vozes femininas e de ecoar essas vozes por toda parte.

Um livro que reúne um total de 129 autoras, desde as mais experientes – que já participaram de antologias ou já publicaram livros solos – até as que estão apresentando seus versos pela primeira vez, alguns até então guardados e que estreiam com a obra. Ainda nesse universo literário, todas as autoras são poetas que contribuem com poemas e sensibilidade feminina, traduzidas em versos.

Mulheres de toda a parte do Brasil, desde o Estado da Bahia até o Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. Além das brasileiras, existem contribuições vindas de países como Angola e Portugal. “Com este livro, a Editora Mente Aberta espera contribuir com o sempre necessário protagonismo feminino com todas as suas cores, cheiros e amores, registrando as histórias de vida e resistência de mulheres plurais”, diz Pedro Camilo, editor à frente da Editora Mente Aberta.

Para pré-venda, o livro está com um desconto de 10% e pode ser adquirido no site: http://www.editoramenteaberta.com.br

*SERVIÇO*

*LIVE DE LANÇAMENTO DO LIVRO* – MULHERES POETAS – ANTOLOGIA INTERNACIONAL
*Quando:* 29 de maio de 2021
*Onde:* YouTube da Editora Mente Aberta
*Horário:* 18h
*Convidadas:* Catarina Valadão, Ionã Scarante, Régia Freitas
*Pré-venda:* https://www.editoramenteaberta.com.br/mulheres-poetas-antologia-internacional-pre-venda

Participação gratuita

*INFORMAÇÕES ADICIONAIS DO LIVRO*

ISBN: 978-65-86483-47-5
Formato: 14×21
Ano: 2021
Número de páginas: 272
Capa: Brochura
Investimento: R$ 50,00 – Desconto de 10% na pré-venda, fica por R$ 45,00

*Organizadoras:

*Ionã Carqueijo Scarante* – é baiana da cidade de Nazaré. Doutora em Literatura e Cultura pela UFBA, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano – Campus Valença). É escritora, poeta e pesquisadora de literatura produzida no Baixo Sul e Recôncavo Baiano. Também é membro do grupo de pesquisa Linguagens, Culturas e Ambientes (Glicam/IF Baiano) e membro da Rede Iberoamericana de Materiais Orais. “Mulheres poetas é uma antologia que nos permite contemplar a vida sob a ótica de muitas mulheres que, por meio da arte da palavra, nos apresentam suas experiências de amor, empoderamentos, angústias, solidão, fé, desejos, descobertas, alegrias… A poesia que aflora deste livro acerta em cheio o nosso peito”, diz Ionã.

*Régia Mabel da Silva Freitas* – Mulher preta, feminista e antirracista. Doutora em Difusão do Conhecimento na UFBA, professora universitária, consultora, assessora e formadora pedagógica decolonial. É também coordenadora do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Relações Raciais (Numperr). “Esta obra reúne úteros poéticos, que, nas dimensões auditivas, olfativas, gustativas, táteis e visuais borrifam em cada página a magnitude da feminilidade”, afirma Régia Mabel da Silva Freitas.

*Catarina Valadão* – Nasceu em Açores, em 1986. É mestre em Arquitetura, investigadora e colaboradora do CEIS20 e doutoranda do curso de Estudos Contemporaneos da Universidade de Coimbra. Formada em poesia e escrita, já colaborou com diversos jornias e revistas. Apresentou o seu primeiro livro de poesia, intitulado “A Imagem da Poesia”, em abril de 2011, e o segundo com o nome de “Palavras (Re) Vertidas, de agosto de 2012. Também participou da coletânea Livro Aberto, em 2020, e já desenvolveu trabalhos em moda, pintura e desenho.

Leave A Reply

Your email address will not be published.