13 de julho de 2024

30 de janeiro de 2024

Defesa Civil do Estado está em Taperoá desde a madrugada

Órgão dará suporte à força tarefa montada para recuperar a cidade depois da destruição causada por ciclone e chuva de granizo. Entenda porque o fenômeno aconteceu e qual a previsão do tempo.

 

O Cel Carlos Miguel de Almeida, diretor da Sudec – Superintendência de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Casa Civil do Governo da Bahia, e equipe, chegaram logo na madrugada em Taperoá, após serem acionados pela Prefeitura, após tempestade que atingiu o município.

Segundo a prefeita Kitty Guimarães, um gabinete de emergência foi montado junto ao Governo do Estado para agir “sem medir esforços em reparar todos os estragos” ocorridos após ciclone.

A forte ventania e a chuva de granizo duraram alguns poucos minutos, mas causaram muita destruição. Vídeos de telhados arrancados, árvores caídas e escombros espalhados pelo chão circularam na noite desta quarta-feira assustando toda a população do Baixo Sul, que está apreensiva com a possibilidade de intensidade da frente fria e retorno do fenômeno meteorológico que ainda não se tinha visto na região.

Causas da chuva de granizo 

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), são pingos de chuva congelados que se formam em camadas altas da atmosfera e que não conseguem descongelar até atingir o solo. Eles chegaram no estado sólido devido às baixas temperaturas, sendo impacto da frente fria que causou neve nas regiões Sul e Sudeste do Brasil nos últimos dias.

Obra do Governo do Estado foi atingida

Segundo o NTE/06 – Núcleo Territorial de Educação do Baixo Sul, a construção do colégio estadual de tempo integral Estela Aleluia Guimarães sofreu danos. No levantamento realizado pelos responsáveis, a placa informativa da obra e os tapumes de proteção foram arrancados, além da estrutura de madeira que estava fazendo as contenções da fundação.

A obra é executada por uma empresa contratada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Educação / SEC, que irá recuperar o que foi danificado e reiniciar os serviços.

Cancelamento de evento

A Prefeitura de Taperoá cancelou a Caravana do Lazer, que aconteceria neste sábado (21) na Orla Marítima, junto com a Sudesb / Setre / Governo da Bahia. Pelas redes sociais, o município informou que informará uma nova data para a ação voltada para crianças.

Previsão do tempo

O Inmet emitiu ALERTA AMARELO devido a previsão de chuvas intensas em Valença e região. Ou seja, a temperatura pode baixar, trovoadas podem ocorrer e a população deve ficar em alerta.

 

Deixe uma resposta