Valença: Bahia Pesca informa que obra do Mercado do Peixe vai começar
Ordem de serviço foi assinada há 2 meses.
A reconstrução do Mercado de Pescados tem sido uma grande reivindicação da população de Valença. Desde 2018, as tratativas sobre o projeto, convênios e os recursos para a requalificação do equipamento tem sido abordadas pelo poder público e muitas etapas tiveram que ser cumpridas até que o certame licitatório fosse autorizado. A assinatura do contrato entre a Caixa Econômica e a Bahia Pesca aconteceu em 2019 para firmar a parceria afim de efetivar a obra.
Muito deteriorado e atualmente interditado por risco de desabamento, o velho Mercado não tem condições de funcionar e os comerciantes somente utilizam as instalações internas para estocar as mercadorias, fazendo a comercialização com os clientes do lado de fora. Eles precisam de um espaço moderno e confortável para trabalhar com melhores condições de higiene e de segurança, mas não houve acordo com a Prefeitura de Valença para providenciar, na Feira Livre, um local provisório para a venda dos produtos, enquanto a obra acontece.
Após a longa espera, em março deste ano, houve uma cerimônia de assinatura da ordem de serviço, que aumentou a expectativa de que finalmente a obra iria sair do papel. Isso gerou mais expectativa a respeito do avanço no atendimento da demanda, mas, 60 dias depois, nada aconteceu e o local continua no mesmo estado.
A Empresa Realiza Construções venceu a licitação e vai executar os serviços de demolição da estrutura existente e a implantação do Centro Regional de Comercialização de Pescado do Baixo Sul oriundo da pesca artesanal.
Construído em 1999, o prédio foi entregue à Colônia de Pescadores que é responsável pela gestão.
Em contato com a Bahia Pesca, nossa redação obteve a informação de que a obra do Mercado do Peixe de Valença está prestes a começar. Segundo a assessoria, a empresa vencedora da licitação está se mobilizando para iniciar os trabalhos nos próximos dias. Ao que parece, não há nenhum impasse.
O novo equipamento está orçado em 1.577.207,79 e será financiado com recursos da Caixa Econômica Federal, com contrapartida de 9,6% do órgão estadual.
Notícias relacionadas:
Bahia Pesca confirma início das obras do Mercado do Peixe de Valença