17 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

NILO PEÇANHA: Tainha Defumada do Quilombo estará no Panela de Bairro da TV Bahia, neste sábado (14)

 

O município de Nilo Peçanha estará participando do quadro Panela de Bairro da TV Bahia, neste sábado (14/05), com um dos pratos mais cobiçados da região Baixo Sul: a Tainha Defumada, da Kabana do Quilombo.

O concurso de melhor prato do Panela de Bairro é apresentado no programa jornalístico Bahia Meio Dia, da Rede Bahia de televisão (TV Globo). O apresentador é o repórter Dalton Soares, que veio saborear essa delícia típica da comunidade quilombola de Jatimane.

“Neste sábado, no Bahia Meio Dia, teremos nossa querida Nilo Peçanha passando na TV Bahia, com a nossa Tainha Defumada, prato chefe da comunidade quilombola Jatimane. Vamos todos assistir e votar no nosso prato. Além de ser um prêmio importante para o município, trata-se de uma oportunidade de divulgar nosso potencial turístico, pois estaremos também destacando as nossas belezas naturais e culturais”, ressaltou David Terra, secretário municipal de Cultura. 

Conheça Jatimane

Jatimane é uma comunidade remanescente de quilombo que vive à margem do rio Jatimane, zona rural do município de Nilo Peçanha, na região da Costa do Dendê, no Baixo Sul da Bahia. Rica em manifestações culturais e preservação de costumes.

Suas origens datam do final do século XIX, quando um grupo de irmãos, os Rosários, fugindo do cativeiro das fazendas escravistas, se embrenhou pela mata em busca de abrigo, boa alimentação e sossego. Hoje, o arraial abriga mais de cem casas, com uma população que gira em torno de quinhentos habitantes. A maior parte vive da pesca e da extração da piaçava, planta nativa da região.

A Igreja de Bom Jesus da Lapa se destaca na parte superior da pracinha central do arraial. O calendário católico acabou por facilitar a celebração sincrética de valores culturais trazidos pelos negros ou deixados pelos índios criados ali. No início de janeiro acontece a Festa de Reis, em louvor a Deus Menino, em ritmo de boa comida, cantorias e rezas.

O povoado de Jatimane é passagem obrigatória para quem chega por terra à Praia de Pratigi (município de Ituberá).

 

Fonte: Baixo Sul em Alta | Vanessa Andrade 
Fotos: PMN
2 Comentários
  1. Nide Reis Diz

    Parabéns minha cidade querida

  2. zennadil paixao Diz

    Adorei vê minha cidade natal de Nilo Peçanha participando do panela de bairro maravilha eu amo esse peixe a tainha nessa versão ficou mais deliciosa ainda

Deixe uma resposta