17 de abril de 2024

30 de janeiro de 2024

Estudante do Baixo Sul é candidata a presidente nacional da UBES

Jovem líder estudantil, moradora de Wenceslau Guimarães e aluna de escola pública em Gandu, concorre na eleição da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

 

Iana Sara Souza, estudante secundarista do Baixo Sul da Bahia, é a candidata do Movimento “Nada Será Como Antes” à presidência da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) pelo Movimento Popular da Juventude.

Iana começou sua militância em casa, cercada de mulheres fortes e de muita consciência política. Ela é filha de Janeci e Agnaldo, oriundos do MST e da luta por moradia, no município de Wenceslau Guimarães.

Iana foi eleita líder territorial e participou de diversas ações afirmativas junto à Secretaria Estadual de Educação da Bahia, liderou dezenas de estudantes baianos em defesa da educação pública gratuita e de qualidade, estando à frente inclusive da grande campanha estudantil para a emissão do primeiro título de eleitor.

Para ela, as experiências de protagonismo juvenil proporcionadas pelo Governo do Estado, através do NTE-06 (Núcleo Territorial de Educação) nos programas de formação de líderes, foram muito relevantes para o seu amadurecimento acadêmico e profissional. “Quem diria que jovens de 15 a 18 anos exerceriam a responsabilidade de ajudar na democratização da escola pública e na implementação de políticas públicas com a nossa identidade, do nosso jeito?”, destacou a estudante em seu Instagram ao encerrar seu mandato como líder de classe.

Iana é aluna do Centro Territorial de Educação Profissonal do Baixo Sul (CETEP), em Gandu, e carrega consigo os sonhos, os anseios da juventude brasileira e da periferia, como, por exemplo, ingressar na universidade pública.

 

Acompanhe Iana pelo Instagram: 

https://instagram.com/iana.sara?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Deixe uma resposta